O Dia do Cliente, que ocorreu no dia 15 de setembro, foi marcado por uma participação maior de vendas via e-commerce. Neste ano, a data recebeu incentivos governamentais, que implementaram a Semana do Brasil, aproveitando o feriado do Dia da Independência, para aquecer a economia com ofertas e promoções que tiveram início no dia 6 de setembro e foram até o dia 15.
Ao que tudo indica, a abordagem obteve sucesso. De acordo com pesquisa realizada sobre o Dia do Cliente e Semana do Brasil 2019, os e-commerces alcançaram quase 5,4 milhões de compras, o que significou um crescimento de mais de 30% na receita (em relação ao mesmo período no ano passado), e o faturamento de R$2,2 bilhões. As categorias de maior participação foram as de eletrônicos, entretenimento e moda.
Pesquisa releva que Sudeste teve maior participação na Semana do Brasil
A pesquisa Compre & Confie, realizada pela Social Miner, em parceria com a Opinion Box, considerou mais de 41 milhões de cadastros e 4 mil lojas, responsáveis por aproximadamente 80% dos pedidos realizados online no país. Constatou-se que a região Sudeste teve maior participação no número de pedidos, sendo responsável por 60% deles. Sul e Nordeste aparecem em seguida, com 16% e 15%, cada um.
Mais dados revelados
As categorias Beleza e Saúde, Informática e Moda foram as que registraram maior número de pedidos durante o Dia do Cliente e a Semana do Brasil, com aproximadamente 43%, 26% e 15% de representatividade, respectivamente.
Os consumidores que se declararam pertencerem ao gênero feminino foram responsáveis pela maior parte dos pedidos durante o período, com quase 58% de representatividade contra 42% do público que se autodenominou masculino. Em contrapartida, ainda que tenham feito número menor de pedidos, os clientes que se declararam como pertencentes ao gênero masculino detiveram a maior parcela do faturamento, com 54,2%, principalmente em decorrência do ticket médio, de R$ 457,70, frente a R$ 356,30 das mulheres.
A maioria das compras online ainda é feita pelo computador
Ao analisar, separadamente, as preferências de homens e mulheres, o estudo constatou que os consumidores do gênero masculino deram preferência a produtos de Informática, Beleza e Saúde e Bebidas. Já as mulheres optaram por itens de Beleza e Saúde, Moda e Bebidas.
Com relação aos dispositivos utilizados para realização dos pedidos, pouco mais de 32% dos pedidos foram feitos via mobile. Ainda que grande parte das visitas seja registrada por meio de mobile, a maioria dos consumidores (76,4%) do Dia do Cliente e da Semana do Brasil ainda prefere realizar o pedido via desktop.
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