Os internautas brasileiros são extremamente receptivos quando o assunto são anúncios digitais, especialmente quando se trata de temas de seu interesse. De acordo com uma pesquisa realizada pelo The Boston Consulting Group (BCG), mais da metade dos entrevistados (56%) se mostraram incentivados a clicar em anúncios digitais e, ainda, 63% estão dispostos a abrir mão de sua atual preferência de compras por uma oferta que seja mais personalizada.
Variáveis para a receptividade aos anúncios
A receptividade para anúncios conta com algumas variáveis que devem ser levadas em consideração: de acordo com 77% dos entrevistados, há a disponibilidade de clicar em anúncios que aparecem em suas contas de e-mail e 67% em resultados de buscas. É possível também observar discrepâncias consideráveis entre faixas etárias e regiões.
Usuários entre os 18 e 24 anos são os menos influenciáveis por anúncios, sendo que apenas 52% clicam ou ficam inclinados a clicar, enquanto que entre os entrevistados com 50 a 65 anos, a porcentagem sobe para 57%.
Sob a perspectiva de regiões, Nordeste e Norte contam com os maiores níveis de receptividade, com, respectivamente, 60% e 61% dos internautas tentados a clicar. Entretanto, no Sul esse nível de abertura aos “ads” cai para 50%, o que faz dessa região menos atrativa.
Outra informação relevante captada entre os dados da pesquisa é referente à importância da personalização, já que mais de 60% dos internautas afirmaram que comprariam de mais de uma marca e até trocariam de opção de compra por uma em que a experiência fosse mais individualizada, ou seja, esse é um elemento fundamental para ampliar a receptividade dos clientes.
E-commerce em ascensão
Atualmente, existe um enorme espaço para o crescimento do comércio online, e isso nos mais diversos setores. Cerca de 65% dos entrevistados afirmaram já ter realizado compras pela internet e, dentro desse serviço, viagens e atendimentos financeiros lideram o ranking das indústrias digitais.
Ainda assim, ao comparar o grau de preferência por compras feitas através de canais online em relação ao atual nível do e-commerce, fica claro o quanto a relevância da internet aumentará nos próximos anos e em todas as áreas.
Exemplo claro disso é o segmento de bebidas e alimentos. Se por um lado apenas 4% dos usuários afirmaram realizar compra online, por outro lado 17% deles indicaram que sua primeira opção de compra desse ramo seria digital.
Hoje em dia, mais de 25% dos gastos com marketing no país são focados no meio digital, ou seja, um dado muito relevante, ainda que um pouco “tímido” quando comparado aos mercados mais maduros. Nos Estados Unidos, o investimento com Marketing Digital, por exemplo, chega a 44% dos lançamentos publicitários; no Reino Unido, a porcentagem chega a 61%.
Ainda de acordo com informações do The Boston Consulting Group (da Jornada Rumo à Maturidade Digital), as empresas brasileiras não estão nem perto de atingir a maturidade digital, porém o consumidor brasileiro já se mostra bastante receptivo ao crescimento dessa indústria.
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