Datas comemorativas são ótimas oportunidades para conseguir novos consumidores e aumentar as vendas do comércio eletrônico. O Dia do Cliente é comemorado todos os anos no dia 15 de setembro no Brasil. Essa data foi desenvolvida para homenagear os clientes e ter uma relação mais próxima entre o comércio e os consumidores.
Então, como forma de agradecimento aos seus clientes fiéis, os comércios fazem promoções especiais, ofertas, descontos e até promovem a distribuição de brindes e alguns sorteios. A data foi colocada estrategicamente entre o Dia dos Pais e o Dia das Crianças.
A novidade para a data deste ano é a “Semana do Brasil”, um incentivo governamental com o objetivo de movimentar a economia do país. A ideia é que os comércios e as empresas estendam suas promoções de 6 a 15 de setembro, transformando a data em algo como a “Black Friday da Independência”, homenageando o feriado do dia 7 de setembro.
De acordo com pesquisas, 43% das pessoas pretendem ir às compras e aproveitar as promoções do Dia do Cliente. Por volta de 37,3% ainda estão em dúvida se irão comprar, mas ainda podem ser convencidos.
Dados sobre a pesquisa
A pesquisa foi realizada com 880 consumidores de todas as regiões do Brasil, com nível de confiança de 95% e margem de erro de 3.3 pontos percentuais. Aproximadamente 42,5% das pessoas que participaram da pesquisa têm entre 30 e 49 anos, outros 41,7% possuem entre 16 e 29 anos.
A data ainda não é muito conhecida pelo público em geral, mas, ainda assim, o estudo mostrou que 43% das pessoas pretendem fazer compras nesse período.
O que convenceria as pessoas a comprarem no Dia do Cliente
Um dos principais fatores que podem influenciar as pessoas a irem às compras na data é o benefício financeiro oferecido pelas empresas. Entre os consumidores que ainda estão em dúvida sobre fazer compras no Dia do Cliente, a maioria afirmou que as promoções, preços e o valor do frete são fatores relevantes para que seja tomada a decisão de comprar de uma loja ou outra.
Mesmo os 19,7% da população que afirmaram não ir às compras na data disseram que os fatores financeiros seriam os mais relevantes para que eles mudassem de ideia e optassem em comprar durante esse evento. Por volta de 35,8% afirmaram que nenhum tipo de opção ou vantagem faria com que eles mudassem de ideia em relação a comprar na data.
Já abordando o que faria com que os consumidores não comprassem durante essa data, o valor do frete está no topo da lista. Muitas vezes, o valor do frete acaba cobrindo a oferta do produto, fazendo com que o consumidor desista da compra. Além disso, a reputação das empresas e das lojas também é um forte fator de influência na decisão.
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