Mídias online estão entre as melhores opções de investimento para 2021

Estudo mostra que pensar de forma criativa em conteúdos direcionados para plataformas digitais é uma estratégia adequada para elaborar um projeto de mídia eficiente e que atraia bons investimentos de consumidores

De acordo com estudo realizado pela Kantar IBOPE Media, o investimento em publicidade online em 2021 crescerá significativamente. As tendências de mercado inauguradas pela pandemia do novo coronavírus em 2020 lançaram um novo olhar sobre quais devem ser as plataformas utilizadas pelos anunciantes, colocando o modelo online como uma boa oportunidade de crescimento e de investimento em 2021.

No último ano, os anunciantes se depararam com a necessidade de pensar uma nova forma de divulgar seus anúncios e de estar presente na vida dos consumidores. Com o investimento cada vez menor em mídias offline (televisão, rádio e jornais impressos, por exemplo), causado, principalmente, pelo distanciamento social, aliado ao crescimento constante de produtores de conteúdo, as mídias digitais se tornaram peça-chave nas estratégias de empresas. 

O estudo aponta também que 96% dos profissionais de Marketing acreditam que a realidade de se pensar anúncios instaurada pela pandemia de 2020 afetará o mercado por um longo período. Isso mostra que a escolha por um mix de mídias (online vs. offline) vem, cada vez mais, se enfraquecendo ao planejar uma estratégia eficiente de divulgação, dando lugar, aos poucos, ao formato online exclusivamente.

Vídeos online se tornam fontes de divulgação

Um dos formatos que mais terá protagonismo nesse processo são os vídeos online. Com um formato dinâmico, atraente, divertido e de fácil viralização, o TikTok, por exemplo, ganhou força no Brasil em 2020 e levou o título de aplicativo mais baixado no mundo, com 2 bilhões de downloads. Seguindo essa tendência, Mark Zuckerberg, CEO, cofundador do Facebook e dono do Instagram, inaugurou, na plataforma, uma funcionalidade semelhante: o Reels.

O estudo aponta que, além de apostar em mídias digitais, será necessário também pensar em formas de diversificar a divulgação do conteúdo no ambiente digital, isto é, sua divulgação em diferentes plataformas. É necessário que produtores de conteúdo se adaptem aos diferentes formatos existentes no meio digital, almejando uma boa colocação no mercado e engajamento de consumidores interessados nos produtos ou serviços.

Como aumentar as vendas no ambiente virtual?

Além de servirem como ferramentas de divulgação, as mídias digitais também estão, cada vez mais, enquadrando-se como plataformas de venda. Segundo relatório da Ebit | Nielsen, realizado em conjunto com a Elo, o número de vendas online aumentou 47% no primeiro semestre de 2020, arrecadando R$ 38,8 milhões de reais. Já o número de compras online aumentou 70%, se comparado a 2019. 

Sites, aplicativos de delivery, redes sociais – como Facebook e Instagram –, e até mesmo o WhatsApp – que vem apostando no WhatsApp Business –, por exemplo, são algumas das plataformas que estão na lista de soluções possíveis para negócios que querem permanecer presentes na vida dos consumidores a qualquer momento do dia para que as vendas aumentem.

Segundo Daniel Imamura, CEO da Consultoria Digital, o ideal é a “atração de mais visitantes qualificados para, consequentemente, gerar mais oportunidades de vendas”. Imamura ainda acrescenta que, além de gerar mais acessos, uma boa estratégia de SEO pode “melhorar a autoridade e a percepção da marca pelo mercado, pois o site será visto constantemente pela audiência do nicho”. 

Dessa forma, uma consultoria de SEO, por exemplo, pode auxiliar um site a ficar bem posicionado nos mecanismos de busca, contribuindo para o aumento de acessos orgânicos e, consequentemente, de vendas.

Marcas, agências e anunciantes estão cada vez mais pensando em estratégias para criar um plano de mídia eficaz e que acompanhe as tendências do mercado, que sofreu grandes modificações a partir dos acontecimentos recentes ocorridos no Brasil e no mundo.

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