O segmento de festas e eventos tem apresentado crescimento significativo, levando-se em consideração o momento de crise que o país atravessa. De acordo com a Associação Brasileira de Empresas e Eventos (ABEOC), o mercado cresce, aproximadamente, 14% ao ano. Não é à toa que o brasileiro é considerado um dos povos mais festeiros do mundo.
Mesmo em um cenário de crise, as novas opções de temas e formatos de decoração, principalmente as encontradas em papelaria para festa, que possibilitam maior adequação às perspectivas dos pais, contribuíram para que o setor movimentasse R$17 bilhões em cerimônias e festas em 2017 (dados da Associação Brasileira de Eventos – Abrafesta).
Novas oportunidades surgem para suprir demandas
Em vista do bom cenário para o segmento de festas, empreendedores veem nesse nicho novas oportunidades de negócios. O mercado de festas infantis, em específico, é uma das melhores apostas para quem busca empreender.
Dentro desse segmento, existem algumas tendências que podem ser oferecidas por quem escolhe trabalhar no nicho. É preciso abusar da criatividade para retratar temas de maneira personalizada.
Temas livres
A onda de temas livres chegou para ficar. Os chamados temas afetivos são personalizáveis e exclusivos, levando em consideração as preferências do homenageado pela festa. Alguns dos que mais fazem sucesso são: animais, estrela, nuvem, corações, flores, frutas e outros elementos que estejam relacionados à personalidade do aniversariante (como cor preferida, música ou um hobbie).
Temas mexicanos
Um estilo de festa mais ousado, o tema mexicano, também chamado de “La fiesta”, é composto por vários elementos que remetem à cultura do local, como cactos, deserto, lhamas e estilo Boho. Aqui, é possível focar apenas em um nicho ou fazer uma mistura de objetos detalhados. O Boho é muito presente nas cores, estampas, texturas diferentes e formas geométricas.
Além disso, o uso de apoios e aparadores continuará em alta nas festas. O hábito de utilizar estruturas começou com o arco de balões e ampliou para aparadores com bolos, doces e até mesmo para compor a decoração da mesa principal. O utensílio garante uma decoração mais simpática para o cenário, que se torna mais intimista, com maior afetividade aos convidados.
Uso de acervo pessoal
Outra tendência em alta, e que vale à pena ficar de olho, é a de usar elementos pessoais na temática e na decoração da festa. A técnica, que está sendo cada vez mais utilizada, diz respeito ao ato de usar objetos que fazem referência à personalidade dos homenageados pela festa para decorar as mesas. A opção começou como uma medida para poupar dinheiro e virou sinônimo de diversão e alegria.
Decoração minimalista
Há quem afirme que, quando se trata de decoração de festas, menos é mais. Daí surgiram as mini tables, que são mesas de decoração para festas infantis com menos objetos decorativos, ou seja, uma mesa de doces não precisa ser super produzida. A maioria das pessoas que adotam esse estilo aposta em poucas cores e poucos adereços, sendo que grande parte do material necessário pode ser encontrada em papelaria para festa.
Tendência de festa infantil 2020 em tempos de pandemia
Uma das principais tendências de festa infantil 2020 é a redução no número de participantes da comemoração. O isolamento social torna necessário que os pais se previnam contra os riscos e não convidem mais pessoas para a festa.
Isso significa que a tendência de festa infantil 2020 durante o isolamento social é algo mais familiar e simples, aproveitando para investir em uma linda decoração e comidas deliciosas!
Papelaria para festa oferece tudo o que é preciso para organizar eventos
A Dani Papeleira trabalha projetos em papelaria para festa e eventos personalizados, sendo que os pais (ou organizadores) podem adquirir kits e pacotes completos, contendo tudo o que é preciso para decorar o aniversário infantil. Navegue pelo site para conferir todas as opções de pacotes e acompanhar alguns projetos idealizados pela Dani Papeleira.