A presença de cervejarias no Brasil registrou aumento de 30% nos últimos dois anos. Os estados de Minas Gerais, Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro são os principais responsáveis pelo crescimento. No ano de 2018, o país contava com 889 cervejarias operantes e cadastradas no MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), em meados de fevereiro deste ano, já eram por volta de 1.171 estabelecimentos.
De acordo com os dados processados pela myTapp, startup responsável por desenvolver soluções tecnológicas para o mercado cervejeiro, a área segue em expansão, trazendo novos sabores, estilos e marcas. A concentração acontece, principalmente, nas regiões Sul e Sudeste, que representam 85% de toda produção.
O segmento de cerveja artesanal no Brasil começou a crescer significativamente a partir de 2010, quando o consumidor passou a enxergar nas cervejas artesanais uma forma de apreciar bebidas alcoólicas de maior qualidade, já que contam com mais sabor e combinações do que as cervejas convencionais.
Além de o mercado cervejeiro ter crescido no país, o gosto do brasileiro parece ter mudado ao longo da última década. O número de cervejarias artesanais aumentou mais de 90% entre 2015 e 2017, somando 186 novos empreendimentos até o final de 2017, de acordo com os dados do MAPA. Nesse mesmo ano, o Brasil contava com 679 cervejarias, 80% delas com sede nas regiões Sudeste e Sul.
Pelo crescimento do setor e por se tratar de um produto que preza pelo bom gosto, a cerveja artesanal, provavelmente, entrará na disputa com o vinho pela preferência dos consumidores que desejam adquirir bebidas alcoólicas de qualidade e sabores diferenciados.
Durante a pandemia da Covid-19, as cervejarias começaram a se movimentar, aderindo aos aplicativos de delivery, realizando entregas, instalando pontos de venda no sistema drive-thru, fornecendo cupons de desconto e incentivando os clientes mais fiéis a darem preferência aos comerciantes locais.
Outra ação que tende a se tornar permanente é a criação de e-commerces, as lojas virtuais que possibilitam ao consumidor adquirir cervejas artesanais e especiais pela internet, sem que seja necessário sair de casa.
Nesse sentido, o mercado cervejeiro passou a se reinventar para além dos sabores e aromas diferenciados, passando a considerar novas formas de logística e distribuição, visando atender aos clientes durante a pandemia. Isso porque, independentemente do isolamento social, a cerveja artesanal continua sendo uma ótima companhia para o brasileiro.
O crescimento do mercado cervejeiro é muito positivo. O advento da quarentena impulsionou as marcas a adotarem ações de distribuição e entrega de produtos, facilitando ainda mais o acesso do consumidor brasileiro as cervejas artesanais e especiais.
A Confraria Paulistânia, sabendo disso, surgiu como solução para quem deseja adquirir estes produtos sem ter que sair de casa.
A “loja de fábrica” online conta com todos os rótulos nacionais da cerveja Paulistânia, além de diversos outros rótulos consagrados internacionalmente. Pelo site, o cliente pode conhecer todo o catálogo de cervejas, além de ter acesso a copos exclusivos das marcas e kits para presentear.
Leia também: copo ideal para cada tipo de cerveja
Encontre publicações de diversos segmentos e nichos só aqui no portal Universo de Negócios!
Últimas notícias
Entrega de declarações do Imposto de Renda 2022 ultrapassa 18 milhões
MJSP aponta dados da imigração e refúgio da última década no território nacional
Pesquisa indica os principais desafios do mercado de dados do país
Governo Federal autoriza repasse para sete cidades atingidas por desastres
Antecipação do 13º para aposentados do INSS é publicada no DOU
Categorias
Mapa do Site
O Universo de Negócios é um portal que divulga notícias de diversos segmentos do mercado. Entre em contato com a equipe do Universo de Negócios para publicar releases, notícias ou outros conteúdos de interesse geral.