Habitos no ambiente corporativo podem aumentar as dores nas costas

Hábitos no ambiente corporativo podem aumentar as dores nas costas

Segundo informações divulgadas pelo Ministério da Previdência Social, a maior causa, no Brasil, de pedidos de afastamento no trabalho é a dor nas costas. São mais de 160 mil licenças anuais de pessoas que estão em idade produtiva e inseridas no ambiente de trabalho.

As dores nas costas são queixas comuns e podem estar relacionadas a vários fatores, entre eles: envelhecimento, estresse, sobrepeso e tabagismo. Além disso, sentir fortes dores no corpo pode ser sintoma de problemas ginecológicos, nos rins ou outras enfermidades crônicas, como osteoporose ou fibromialgia.

Existem, também, dores nas costas que são provocadas pela repetição de movimentos durante uma longa jornada de trabalho. A lombalgia ocupacional pode acelerar ou causar fortes dores devido à postura inadequada em frente ao computador ou no caso de profissionais que precisam carregar muito peso.

Especialistas destacam que as lombalgias mecânicas, ou seja, causadas pela repetição de movimentos e sobrecarga, são a principal causa de dores nas costas.

O que as empresas devem fazer para evitar a lombalgia ocupacional?

É importante que as empresas estejam preparadas para ajustar o ambiente de trabalho ao bem-estar do funcionário, oferecendo condições adequadas. Proporcionar ao empregado um mobiliário adequado e garantir exercícios laborais são obrigações de todo empregador.

Quem trabalha em escritório passa muito tempo sentado em frente ao computador. Utilizando mesas, cadeiras e acessórios adequados, o corpo fica posicionado de forma mais correta, minimizando, assim, o impacto nas costas e reduzindo as chances de sofrer qualquer tipo de lesão.

A mesa e a cadeira utilizadas no ambiente de trabalho devem ser modelos próprios para serem utilizados em conjunto com o computador. Mesas e cadeiras inadequadas podem causar danos graves à coluna de quem enfrenta uma jornada de trabalho de muitas horas diante da tela.

Por essa razão, investir na saúde dos funcionários é uma obrigação prevista pela legislação brasileira, considerada por especialistas como uma maneira eficiente de prevenir dores nas costas, não comprometendo a saúde dos funcionários.

Além disso, o sobrepeso pode comprometer e agravar a postura e isso pode comprometer a coluna e o pescoço. Como consequência, o indivíduo pode desenvolver fortes dores no corpo. Os especialistas indicam, como forma de prevenção, a prática de exercícios físicos regularmente, sempre com orientação especializada. Em casos em que o trabalhador já esteja sofrendo com dores nas costas, a orientação é buscar ajuda médica, que o encaminhará para profissionais de fisioterapia.

Clínica especializada com profissionais gabaritados em tratamento contra dores nas costas

A SM Care é uma clínica de fisioterapia que auxilia no tratamento de dores nas costas ou de lesões similares causadas pelo trabalho repetitivo e excessivo em escritórios. Na SM Care, os pacientes encontram especialistas que indicam exercícios específicos para postura, dependendo da gravidade do problema.

A clínica conta com profissionais capacitados e especialistas em fisioterapia, além de oferecer outros tratamentos para quem pratica atividades físicas, realiza Pilates ou necessita de outras especialidades, como as voltadas para prevenção e tratamento de pessoas na terceira idade.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

COMPARTILHAR