Quando falamos sobre compras online ou via internet, o que vem a mente é que quem mais realiza esse tipo de compra são os consumidores mais jovens, nativos do mundo digital, porém a realidade é outra. Segundo estudo realizado pela empresa de inteligência de mercado para e-commerce Compre&Confie, a maioria das compras feitas online é realizada pela geração Y, ou seja, pessoas entre 25 e 39 anos.
Conforme dados levantados no segundo trimestre, os consumidores da geração Y são responsáveis por 48,4% do total de pedidos feitos, o que gerou um total de 18,8 milhões de compras no período. O faturamento oriundo dessa parcela da sociedade foi de R$7,8 bilhões em compras, com tíquete médio de R$416,10, durante o segundo trimestre deste ano, 2019.
Boa parte das compras feitas por esses consumidores é composta pelas categorias: Moda e Acessórios; Entretenimento; Móveis, Construção e Decoração; Eletrodomésticos e Ventilação; e Brinquedos e Bebês.
Quem faz parte da geração Y?
Também chamados de millennials, a geração Y é formada pelas pessoas nascidas entre o início dos anos 80 e meados da década de 90. O parâmetro vai ser diferente, às vezes, dependendo do sociólogo. Vindos depois da geração X, eles se diferem devido a muitas transformações mundiais, como o acesso fácil a internet.
Essas pessoas aprenderam a se relacionar desde muito cedo com a web e outros recursos tecnológicos, o que proporcionou a elas rapidez na hora de usar aparelhos eletrônicos. Outra coisa a se destacar nessa geração são os seus interesses por causas sociais e meio ambiente, provenientes das mudanças de certos padrões da sociedade, o que a torna repleta de valores bem formados.
Consumo das gerações X e Z
Logo atrás da geração Y, a geração que mais consome é a X. O volume de compras em e-commerces chegou a 11,6 milhões de pedidos no segundo trimestre, representando 29,8% do total comprado no período, gerando um faturamento de R$4,9 bilhões. O tíquete médio desse grupo de consumidores é de R$424,70, sendo composto por compradores entre 40 e 59 anos.
Em terceiro lugar em termos de consumo, temos a geração Z. Do total de pedidos realizados no segundo trimestre, 6,2 milhões foram feitos pelos consumidores dessa geração. Esse grupo é formado por aqueles nasceram a partir de 1995, representando 16,1% do total. No que diz respeito ao faturamento, essa parcela da população representa 14,7% do total arrecadado, com tíquete médio de R$377,20.
Foco na geração Y
Vender para essa geração requer mais adaptabilidade para o perfil, fazendo com que a loja virtual gere uma identificação e transmita confiança para esse consumidor. Por isso, se atente a essas dicas:
- Esteja presente nas redes sociais;
- Fale a linguagem dessa geração;
- Invista em estratégias de relacionamento para gerar uma conexão do consumidor com a marca;
- Aposte no Inbound Marketing e evite o marketing apelativo.
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