A preferência das pessoas em comprar na internet já é uma realidade entre todas as gerações. Até mesmo entre os babyboomers, geração nascida entre os anos 80 e 90, a inclinação pela compra online atinge 84% das pessoas. No entanto, ao contrário do que se poderia pensar, não são os jovens de 20 anos ou menos os campeões na escolha pelo e-commerce.
A disputa entre as gerações Y e Z continua em outros quesitos. Se por um lado a geração Z é a que mais utiliza aplicativos para finalizar compras (75%, enquanto a média entre todas as gerações foi de 65%), a geração Y é campeã nas compras de produtos de saúde e beleza, entretenimento e casa & decoração. Por outro lado, os millennials da geração Y também ostentam um recorde não tão positivo: a compra por impulso, declarada por 32% das pessoas que responderam a pesquisa.
E não pense que os mais velhos ficam de fora. São eles os que mais compram produtos ou serviços relacionados à viagem e turismo pela internet. Já quando o assunto é segurança, são eles, também, os que mais se preocupam; apenas 4% disseram não analisar atentamente todos os aspectos de segurança de uma loja virtual antes de realizar a compra.
Cerca de 87% dos consumidores nascidos depois de 1995, a chamada geração Z, declaram estar mais propensos a utilizar o e-commerce para comprar produtos ou contratar serviços, contra 13% que preferem adquirir produtos e serviços em lojas físicas. Mas os millennials, da geração Y, gostam ainda mais da modalidade: 95% das pessoas que têm entre 27 e 37 anos priorizam a compra pela web em detrimento das lojas físicas. Esta geração ainda se destaca na compra via mobile (40%, enquanto a média entre todas as gerações foi de 29%) e na busca pelo menor preço, pois para 84% das pessoas nesta faixa etária, o custo é o fator que mais influencia na compra.
Os números são de uma pesquisa da Rakuten Digital Commerce, feita com 472 consumidores das 4 gerações. Entre os consumidores da geração X, nascidos entre 1960 e 1979, o índice de preferência por comprar online é igual ao dos mais jovens da geração Z: 87%. A geração X se destaca, também, como a que mais planeja antes de realizar a compra (91%), 4 pontos percentuais a mais que a média geral.
Existem diversas estratégias de marketing digital para que o seu e-commerce seja divulgado e uma das melhores e mais eficientes formas de se fazer isso é utilizando todas em conjunto e de forma inteligente, realizando, assim, um trabalho de forma alinhada, em busca de um objetivo em comum.
Se deseja implementar estratégias de marketing digital em seu e-commerce e gerar bons resultados, entre em contato com a Consultoria Digital. Essa agência conta com profissionais do ramo que são qualificados e estão sempre prontos para fazer a melhor consultoria de SEO, otimização de sites e todo o marketing digital de sua empresa.