Com o avanço das medidas de restrição impostas pelo coronavírus, especialistas esperavam uma queda no consumo em datas comemorativas no ano de 2020. A realidade, entretanto, provou-se muito mais otimista.
Segundo uma pesquisa promovida pela Compre & Confie, Social Miner, Clearsale e ANYMARKET, o brasileiro aproveitou as datas da Semana do Brasil e do Dia do Cliente para adiantar compras. Este ano, as datas faturaram 65% a mais que em 2019, acumulando R$ 5,3 bilhões do 1º ao 15º dia de setembro.
O fortalecimento do e-commerce tem sido uma forte tendência em 2020, sem dúvidas impulsionada pela limitação de funcionamento das lojas físicas em todo o País.
O que diz o Relatório do Dia do Cliente e da Semana do Brasil 2020?
Ao todo, foram 12,2 milhões de pedidos durante o período analisado, contando com um ticket médio de R$ 436. Enquanto as mulheres, em sua maioria, fizeram compras nos setores de beleza, os homens se concentraram nas lojas de eletrônicos e informática.
Ainda que aparelhos mobile tenham sido bastante populares durante o período analisado, os desktops ainda predominaram, sendo os veículos preferidos de 66% dos consumidores. Entretanto, foi possível observar que aparelhos móveis sofreram uma queda menor durante finais de semana e feriados.
Ademais, dados da pesquisa mostram que 5,6% dos consumidores que realizaram uma compra durante o período analisado também compraram durante o mesmo período em 2019. O número pode parecer modesto, mas apresenta um crescimento de 2,9% em relação ao ano passado.
Empresas capazes de fidelizar seus clientes têm um grande mérito, afinal, o mercado de e-commerce fica mais competitivo a cada ano.
Como preparar uma loja on-line para as datas comemorativas do ano que vem?
Proporcionar uma boa experiência de compra para o usuário é muito importante para qualquer loja que deseja alcançar novos compradores e fidelizar aqueles que já existem. Porém, essa não é uma tarefa fácil.
Existem uma série de variáveis importantes a serem consideradas por empreendedores que querem fortalecer e-commerces, como a estruturação do site, criação de conteúdo relevante e otimização da velocidade de carregamento das páginas. Todos esses aspectos, de forma direta ou indireta, têm a ver com o SEO.
Por que investir em práticas de SEO para e-commerce?
Por meio das boas práticas de atração de tráfego orgânico, sites podem apresentar resultados dentre as primeiras posições do Google assim que seus clientes digitarem um termo relevante para a sua marca. Essa é uma estratégia eficiente, mas que leva tempo para ser totalmente lucrativa; por isso, começar o quanto antes é um imperativo.
Técnicas de SEO, quando bem aplicadas, podem manter o tráfego de um site saudável e constante durante todo o ano, não apenas durante as sazonalidades e datas comemorativas.
A aplicação correta dessas estratégias, no entanto, requer uma boa dose de experiência e agilidade, a fim de que as oportunidades sejam detectadas e aproveitadas de forma dinâmica. Por isso, contar com uma agência de Inbound Marketing, como a Consultoria Digital, é muito importante.
A Consultoria Digital não tem apenas experiência no assunto, mas também resultados concretos para provar sua eficiência e expertise na aplicação de técnicas de SEO para e-commerce. A agência é uma especialista na criação de conteúdo e sites otimizados para atração de tráfego orgânico.