Em decorrência da pandemia da covid-19, as fabricantes de veículos foram isentas da obrigatoriedade de realizar o recall, e a indicação das empresas é para que os motoristas evitem utilizar seus carros até que os reparos possam ser feitos.
A parcela da população que trabalha em funções consideradas essenciais, e que precisa se deslocar de carro até o local de trabalho, pode procurar o contato das fabricantes para realizar a manutenção básica. As empresas estão operando com capacidade reduzida, portanto, a preferência é para pessoas que realmente necessitem do carro para trabalhar.
Durante os primeiros meses de 2020, as convocações para recall chegaram a 70 modelos, de 13 fabricantes, ou seja, 31,7% do total de todas as empresas que possuem cadastro no aplicativo Papa Recall.
Recall é de extrema importância para segurança do usuário
O termo recall vem do inglês e significa “chamar de volta”. Trata-se de um processo relativamente recorrente entre as montadoras, no qual a empresa emite um alerta aos clientes que adquiriram um produto com defeito (desde pequeno até substancioso).
Os clientes devem levar o veículo de volta ao fabricante para que o reparo ou substituição das peças seja providenciado. Trata-se de um procedimento que demanda ampla divulgação, seja nas redes sociais, seja via imprensa, de forma a garantir que os clientes afetados sejam notificados do problema.
Comunicados durante a pandemia
As principais montadoras emitiram comunicados, que foram veiculados pelo Autoesporte, sobre o processo de recall durante a quarentena:
Honda:
“Em virtude do avanço da pandemia de Covid-19, as concessionárias Honda, desde que alinhadas às orientações governamentais de sua região, podem manter uma estrutura adaptada ao cenário atual, para manutenção e reparo, visando suportar as atividades essenciais de mobilidade das pessoas.
Mas isso pode variar de região para região. Caso o cliente não tenha nenhuma concessionária disponível em local próximo, ele pode preencher os dados no site e já agendar sua solicitação para quando a quarentena terminar em qualquer concessionária do sistema”.
Chevrolet
“A maioria das oficinas estão trabalhando com condições normais, mas varia de estado para estado. O importante é que o cliente entre em contato com o 0800 702 4200 para saber qual a oficina está funcionando no local mais próximo de sua casa”.
Grupo FCA (Fiat, Jeep, Dodge e Chrysler)
“A maioria das concessionárias das nossas marcas estão com as oficinas trabalhando. Por isso, o procedimento indicado é o padrão: a pessoa procura a concessionária de preferência e marca um horário para o atendimento.
Algumas concessionárias podem eventualmente ter equipes reduzidas e o fechamento de algumas pode aumentar a demanda de outros locais. Mas não há alterações maiores. Fechamento, no caso, temporário, devido à Covid-19, dependendo de determinações regionais”
Para mais informações sobre a FCA, é possível entrar em contato pelos telefones: 0800 707 1000 (Fiat), 0800 703 7150 (Jeep), 0800 730 7140 (Dodge) e 0800 730 7130 (Chrysler).
Venda de carros usados continua atuante via internet
O processo de recall está provisoriamente parado, mas a venda de carros usados durante a pandemia está acontecendo, principalmente, por meio de anúncios para compra e venda de carros, motocicletas e caminhões pela internet.
O Comprecar é um site de anúncios e ofertas de compra e venda de carros usados muito atuante no interior paulista e totalmente funcional pela internet.
Ao navegar pelo site, é possível acompanhar notícias sobre o universo do automobilismo e saber mais sobre os serviços simplificados oferecidos pelo Comprecar.