Seguindo a linha das criptomoedas, que foram destaques na diversificação de ativos, chegaram as NFTs – que atualmente são uma tendência.
De 2020 a 2021, houve um crescimento de 55% na sua comercialização por plataformas do nicho, e hoje elas já são vistas como referência em valor.
Caso você já tenha criptomoedas, é possível entrar nesse novo universo para aumentar o seu portfólio. Portanto, confira este artigo para entender o que são NFTs!
O que são NFTs?
NFT é uma sigla para non-fungible token (token não fungível) – isto é, que não pode ser copiado ou replicado.
Essa ferramenta funciona como um certificado de autenticidade digital, tendo a sua veracidade registrada na blockchain, o “livro-razão” do mundo cripto.
Nesse mundo, o token é um símbolo on-line de um bem, que pode ser uma imagem, moeda ou outro objeto.
Em NFTs, os tokens são ativos únicos, que não podem ser substituídos. Dessa forma, ao comprá-lo, ele é seu.
Tokens não fungíveis não podem ser substituídos porque existem apenas uma versão original de cada token, e por isso ativos digitais associados a eles são valiosos.
Assim, uma NFT é validada por meio de um certificado digital de propriedade, que dá exclusividade ao dono.
NFTs, blockchain e criptomoedas
A tecnologia blockchain é usualmente conhecida como sendo semelhante aos serviços financeiros, tendo aberto espaço para a indústria artística com tokens.
Portanto, um dos motivos para a criação da criptomoeda foi a prevenção do gasto duplo dos valores reais.
No mundo on-line, dados podem ser submetidos a cópias, alterações e trocas. A partir disso, o blockchain foi o meio para extinguir os dois primeiros pontos – ou seja, uma pessoa não pode gastar duas vezes 1 bitcoin (BTC), por exemplo.
Dessa forma, o blockchain é uma espécie de livro contábil que realiza o registro de transações de moeda, e a utilização de uma NFT pode ser infinita, fazendo relação com criptomoedas e o metaverso.
Finalidade das NFTs
O registro NFT faz com que tudo no mundo digital seja um ativo único, exclusivo, com autenticidade segura por meio de uma rede blockchain inalterável.
Assim, pode-se vender músicas, artes on-line e outros itens, já que somente quem comprá-los pode ter o direito oficial de utilização.
O uso da ferramenta também faz com que a NFT seja imutável e não-fungível, algo que não tem a possibilidade de ser consumido, tornando-o eterno.
Como criar NFTs?
Para criar NFTs, é necessário:
- Fazer uma carteira digital;
- Depositar um valor em criptomoeda;
- Conectar a carteira digital a um marketplace;
- Apontar características e o valor da NFT.
Conheça o Universo de Negócios
O Universo de Negócios é um divulgador de notícias atualizadas sobre o mercado em geral.
Agora que você já sabe o que são NFTs, navegue pelo nosso portal e fique por dentro de outros conteúdos!
Confira também: Os livros mais vendidos no mundo