A sugestão de pauta é um processo importante do fazer jornalístico e, sem ela, é possível que redatores e jornalistas sintam-se perdidos na hora de compor um texto, produzindo um conteúdo pobre ou desconexo.
Mais do que apenas ajudar o trabalho desses profissionais, o processo de sugerir uma pauta também tem o objetivo de ajudá-los a perceber se determinado conteúdo é, ou não, relevante.
Ainda que seja um processo essencial, ele pode gerar diversas dúvidas, mesmo nos profissionais mais experientes, afinal, o mercado está sempre se reinventando.
Para ajudar durante uma sugestão de pauta, preparamos algumas dicas sobre o assunto. Entenda melhor quais são elas ao longo do artigo.
O que é uma sugestão de pauta
Uma sugestão de pauta é um dos mais poderosos artifícios de comunicação entre empresas e jornalistas. Uma boa pauta é capaz de melhorar a percepção da marca junto ao público, enquanto oferece conteúdo de qualidade e, consequentemente, atrair mais clientes.
Essa é uma técnica que deve ser empregada em conjunto com outros esforços de marketing, a fim de criar uma mensagem empresarial mais coesa.
Saiba mais: Entendendo o que é sugestão de pauta
Sugestão de pauta: qual sua importância?
É importante notar que jornalistas recebem, todos os dias, dezenas de pautas. Por isso, ter uma pauta sugerida que se destaque perante as outras opções é essencial para que ela seja escolhida.
É muito importante que uma pauta sugerida tenha ideias completas e criativas, com fontes de citação sólidas e, sobretudo, verídicas. Claro, idealizar uma pauta completa como essa dá muito mais trabalho, mas, certamente, compensa.
Como a sugestão de pauta pode ser potencializada?
Qualquer um pode escrever uma pauta, mas poucos podem propor uma pauta realmente eficiente. Se a sua empresa tem enviado sugestões de pauta, mas sem aparente sucesso, existem algumas medidas que podem ser tomadas para melhorar a qualidade do documento.
A primeira delas leva em consideração a natureza da pauta. Para muitos empresários e gestores, é fácil perder a noção de como o conteúdo da sua empresa se relaciona com a sociedade, mas isso é essencial para a produção de uma boa pauta.
Durante a elaboração da sua pauta, não foque apenas nos produtos que você pode oferecer, mas como eles se relacionam com os serviços da sua empresa e também com tendências mais abrangentes.
Uma boa pauta também precisa levar em consideração o público geral e a relevância do assunto para a sociedade. Além disso, é importante que pautas tenham conteúdos com caráter de novidade, sobre eventos que ainda acontecerão, por exemplo.
Três modelos de pauta para te inspirar
Apesar de servirem a um mesmo propósito, pautas podem ser elaboradas em diversos formatos diferentes. Entenda melhor alguns modelos de sugestão de pautas abaixo:
Pauta de evento
As pautas de evento servem para divulgar reuniões e eventos no geral que ainda estão por vir. É importante, é claro, relacionar a realização desse evento com um assunto atual e relevante, contextualizando-o.
Envie-a com antecedência, mas também mande um convite no formato de lembrete assim que a data marcada se aproximar, a fim de recordar ao jornalista que o evento se aproxima.
Pautas não-factuais
Essas são as chamadas pautas frias. Seu conteúdo não é exatamente relacionado com algum acontecimento recente, mas elas precisam trazer um novo olhar sobre algum assunto. De preferência, um que se relacione com o cliente da empresa e amplie o seu entendimento sobre o tópico.
Pauta de contexto
A sua empresa, é claro, não existe no vácuo. Ao seu redor estão acontecendo milhares de coisas, todos os dias, e muitas delas podem ser relevantes para o seu cliente.
Cabe à empresa manter-se sempre informada a fim de captar essas tendências e traçar estratégias para relacioná-las com o seu público, o que melhora a qualidade do conteúdo produzido.
Conte com o Universo de Negócios para manter-se por dentro das notícias
Sugerir uma pauta é um processo simples, mas requer uma visão mais abrangente do mercado para que o tópico abordado seja mais completo. O Universo de Negócios sabe disso e, por esse motivo, oferece todas as mais importantes notícias sobre diferentes mercados em um só lugar.
Se a sua empresa precisa publicar um release, envie-nos a sua sugestão de pauta. Nossa equipe terá prazer em ajudar o seu empreendimento a conseguir a visibilidade e a relevância de que ele precisa por meio da divulgação de conteúdos de valor.
Entre em contato na seção “Fale Conosco” do nosso site.
Veja também: divulgador de links | O que faz um redator