SEO é uma das principais estratégias de Marketing Digital. Ele é muito procurado por quem deseja ter a sua marca na primeira página do Google, onde se encontram os links mais clicados por possíveis clientes em busca de soluções para as suas dores.
Para estar bem-ranqueado nas buscas orgânicas, estratégias de SEO bem-executadas são os melhores caminhos!
A otimização permite que sua loja virtual, blog ou site tenham boas visualizações.
O que é SEO?
SEO é a sigla para Search Engine Optimization, que, em português, significa “otimização para mecanismos de busca”.
É uma estratégia de otimização de sites, páginas da web e blogs, por exemplo, que tem como objetivo melhorar o posicionamento nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca, como o Google – o mais utilizado mundialmente.
Os usuários desses mecanismos (clientes em potencial) desejam respostas para dúvidas das mais diversas origens, como, por exemplo, avaliações sobre restaurantes.
O SEO é separado em SEO on page, com relação aos fatores relacionados às páginas do próprio site; e SEO off page, que visa aos links recebidos de outros sites (backlinks).
Por que é importante ter uma boa estratégia de SEO?
Ao realizar uma busca, o Google organiza os conteúdos a partir de um ranking, com as respostas mais eficientes nas primeiras posições da Search Engine Results Page (SERP). Essas escolhas feitas pelo buscador são as que o usuário vai optar para solucionar as suas perguntas.
Os três primeiros links orgânicos possuem, aproximadamente, 30% dos cliques; apenas 0,78% dos usuários conferem algum link localizado na segunda página dos resultados.
Por isso, cada pesquisa equivale a uma oportunidade para a sua empresa fornecer a melhor resposta para o que o usuário procura.
Isso faz com que a sua marca possa ter mais cliques e visibilidade, adquirindo um maior tráfego orgânico e mais resultados a partir de uma presença digital marcante.
Para que isso ocorra, você precisa mostrar ao Google que os conteúdos que você produz merecem estar nas primeiras posições.
Assim, é essencial que você tenha um conteúdo de extrema qualidade, mas também que invista em usabilidade, autoridade no seu segmento e uma boa legibilidade.
Todos esses pontos são trabalhados em estratégias de SEO.
Quais técnicas de SEO são importantes para o jornalismo?
Três partes do SEO afetam o posicionamento de determinada página no Google:
Fatores estruturais: otimizações que são dependentes da estrutura técnica do site e que não estão sob o domínio de jornalistas.
Fatores de SEO on page: estrutura do texto publicado e outras técnicas, como meta tags.
Fatores de SEO off page: pontos externos à página, como os links de outros sites direcionados para determinada matéria e menções em redes sociais.
Além de produzir bons conteúdos, o jornalista precisa aplicar técnicas de Webwriting e outras de otimização que permitem haver uma boa indexação por parte dos buscadores e cumprir os requisitos, a fim de alcançar um bom posicionamento.
Vantagens da aplicação das estratégias de SEO para jornalistas são a visibilidade, um bom tráfego orgânico, monetização (usuários atraídos podem se tornar assinantes do jornal digital) e autoridade.
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