Consumo de vinho aumenta em período de isolamento social

Consumo de vinho aumenta em período de isolamento social

O consumo de vinho aumentou dentro das casas dos brasileiros, e isso se deve ao período de isolamento social que o País atravessa em decorrência da pandemia do novo coronavírus. O aumento foi de quase 11% nos primeiros três meses do ano (em comparação com o mesmo período de 2019). Os dados são da empresa Ideal Consulting, especializada em pesquisa de mercado do setor.

Veja também: Dicas de degustação para iniciantes

Mesmo durante a quarentena, não é difícil encontrar fotos e registros nas redes sociais de pessoas apreciando uma boa taça de vinho. Quem mais tem se beneficiado com isso é o e-commerce, que tem sido considerado a melhor alternativa para quem precisa comprar produtos, porém não quer sair de casa.

E-commerce teve aumento de 36% no número de pedidos

Na primeira quinzena de abril, foi registrado um aumento de 36% no número de pedidos de garrafas de vinho feitos pela internet (a comparação é com a primeira quinzena de março). Os dados são da plataforma Nuvemshop. Também foi observado grande crescimento do número de novas lojas (60%), sendo que as vendas online praticamente triplicaram.

Alta do dólar abre portas para os vinhos brasileiros

A alta do dólar em decorrência da crise mundial causada pelo coronavírus, assim como o fechamento de fronteiras visando ao isolamento social, foram pontos negativos em geral, porém abriram portas para a valorização do vinho nacional. Empresas como a Miolo observaram aumento de mais de 60% nas vendas online durante o mês de abril (em comparação com o mesmo mês em 2019).

Além disso, em tempos de pandemia, em que o mundo passou a evitar aglomerações, o distanciamento social trouxe novos costumes, entre eles, o consumo de vinho de forma caseira, sendo uma prática muito disseminada, principalmente entre aqueles que apreciam harmonizar pratos com a bebida.

De toda forma, é fundamental salientar que a OMS (Organização Mundial da Saúde), por mais que aprove o consumo diário de vinho (já que a bebida apresenta polifenóis que ajudam no combate a doenças cardiovasculares), é preciso respeitar o limite de uma ou duas taças por dia, para que não afete negativamente a saúde e outras esferas da vida.

Criação de cardápio online é fundamental neste momento de pandemia

Neste momento de pandemia, criar cardápio online é uma forma que as empresas encontraram de se adaptar ao novo cenário e manter o negócio de vinhos ativos, ainda mais ao levar em consideração que bares e restaurantes seguem fechados na maior parte do País.

A criação de cardápio online, aliada à participação das empresas em plataformas online de vendas, é a melhor alternativa para lidar com a crise, e, além disso, é possível acompanhar muitas outras dicas pelo blog da Menuart.

A Menuart é uma empresa com excelência na criação de cardápio e tem buscado conteúdos de qualidade para auxiliar empresas durante a crise, com materiais no blog que podem ajudar gestores a lidar melhor com esse período.

Ao navegar pelo site, é possível conferir todos os artigos, além de conhecer mais sobre os diversos modelos de cardápios e outros utensílios para bares e restaurantes. 

Confira também: Dicas de vinho para iniciante

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

COMPARTILHAR