Os blogs surgiram no final da década de 1990 e continuam sendo muito utilizados, tanto por pessoas como por empresas, tornando-se, hoje em dia, um ótimo aliado para o SEO como forma de marketing para as empresas.
Mas, afinal, o que é blog? Siga a leitura para entender melhor!
O que é blog
Blog é a forma reduzida de “Weblog”. Web, que significa rede, é uma forma de chamar a internet, a rede mundial de computadores, e log significa registro.
Mas o que é blog? Os blogs são domínios na internet que costumam receber atualizações constantes. Qualquer pessoa ou empresa pode criar um blog acerca de qualquer assunto, que pode conter apenas texto como também imagens, vídeos e outros tipos de mídia. Os blogs são públicos, podendo ser visitados por qualquer usuário da internet.
Os conteúdos costumam ser ordenados por data, mas podem conter tags ou etiquetas, para serem filtrados por assunto.
Como os blogs surgiram?
Quando os blogs surgiram, eram utilizados pelas pessoas como diários, para escreverem sobre seu cotidiano, semelhante ao uso que é feito de algumas redes sociais hoje em dia.
O primeiro blog da história surgiu em 1997, pelo americano Jorn Barger, que desenvolveu o sistema ao que chamou de “weblog”, para que as pessoas pudessem escrever sobre qualquer assunto que tivessem interesse.
Um pouquinho depois, em 1999, os blogs estouraram e viraram uma grande febre. As plataformas receberam mais recursos e a atividade de “blogar” foi ganhando respeito.
O Blogger, que hoje faz parte do Google, foi um dos primeiros sistemas automáticos de publicação de blogs, expandindo a possibilidade de possuir um blog para o público completamente leigo.
Formato do blog
Os posts de um blog podem existir em vários formatos. O texto é o principal e é por meio da publicação em um blog que a página pode ser encontrada pelo Google e por outros mecanismos de busca, o que é fundamental para um blog de uma empresa.
O blog também pode conter imagens para ilustrar alguma postagem, e há blogs que são mais focados na parte visual, utilizando mais imagens e textos apenas como legendas.
Infográficos também são muito utilizados em blogs. O infográfico é um conteúdo visual, mas acompanhado de texto, para explicar um conteúdo de forma a facilitar a compreensão.
Vídeos também podem ser utilizados. Inclusive, o próprio Youtube pode ser usado como ferramenta de blog.
Os áudios também podem ser utilizados em blogs, tanto para transmitir o conteúdo para deficientes visuais como pode ser o formato do próprio conteúdo, como os podcasts.
Diferença entre site e blog
Para entender as diferenças entre os dois, é preciso entender o que é blog e o que é um site.
O blog está mais próximo de uma rede social do que um site, isso porque o conteúdo é elaborado com a intenção (assim como os posts das redes sociais) de criar engajamento, ser compartilhado, comentado, curtido, dentre outras formas de o conteúdo interagir com o público.
O site, diferentemente disso, é um formato de página da web mais estático, em que não há a necessidade de atualizações constantes. Deve ser bem construído, oferecer um visual agradável e informações acessíveis, mas o conteúdo não precisa ser gerenciado com tanta frequência.
Outra diferença é que os blogs costumam conter o nome do autor da postagem e a data de publicação, algo que um site não informa.
Veja também: Redes sociais: como saber se seguidores são comprados?
Benefícios de ter um blog
Um blog pessoal pode ajudar você a se conectar com outras pessoas que têm interesses ou pensam de forma semelhante a você e também pode ajudar a criar uma marca pessoal, um público e até fãs.
Muitas pessoas conseguiram bons empregos ou se tornaram famosas com conteúdos postados em um blog, além de, é claro, o próprio blog poder ser monetizado.
Para uma empresa, manter um blog também pode propiciar muitas vantagens. A primeira é que, segundo relatórios recentes, sites que contêm um blog tem mais de 4 vezes a quantidade de páginas exibidas em mecanismos de buscas, o que faz com que as chances de a sua página estar entre os primeiros resultados nas pesquisas do seu setor aumentem muito.
O blogging, aliado a estratégias de SEO, é uma forma muito inteligente e econômica de marketing. O investimento em um blog é substancialmente menor do que em outras formas de propaganda na internet.
O Universo de Negócios é um divulgador de notícias e de outros materiais de cunho jornalístico. Se você quer que seus releases atinjam um grande número de pessoas, envie-os para a gente!
Confira também: Plágio indireto