Mulher explicando conteúdo e representando cultura de aprendizado.

Benefícios da cultura de aprendizado para empresas e colaboradores

A cultura de aprendizado diz respeito ao momento em que práticas e ações destinadas ao desenvolvimento do negócio e dos colaboradores são vividas na rotina de trabalho.

Continue a leitura e veja qual é o objetivo dessa cultura e como desenvolvê-la. 

Qual é o objetivo da cultura de aprendizado?

O objetivo da cultura de aprendizado é manter as equipes em um estado de inquietação frequente, debatendo tendências, aperfeiçoando processos e criando novas soluções na rotina de trabalho.

Pequenas empresas e setores mais tradicionais podem tirar vantagem do princípio por meio de uma postura inovadora, disruptiva e que consequentemente se mantém competitiva no mercado. 

Para estarem produtivos, os colaboradores precisam de atualizações frequentes, não apenas pelo incentivo, mas também pela oferta de caminhos para o aprendizado constante.

Qualquer conhecimento, de forma geral, pode ser usado no dia a dia dos profissionais, a fim de aprimorar funções e outras áreas do negócio. 

Como desenvolver a cultura de aprendizado?

Para desenvolver uma cultura de aprendizado, é preciso refletir sobre estratégias para colaboradores e para a criação de engajamento.

Investir em uma educação em empresas vai muito além do que escolher ações mensais pontuais. É preciso ter acompanhamento, identificar possibilidades de crescimento e pensar em uma estratégia para talentos. Veja alguns pontos que podem te ajudar:

Invista na troca e comunicação

Trocar conhecimento pode acontecer de várias formas, como em treinamentos e conversas informais, por exemplo.

Em modelo home office ou híbrido, é necessário que a comunicação seja ainda mais eficiente para que o contato entre os colaboradores seja mantido.

Por isso, incentive momentos de troca e ações que gerem engajamento e intercâmbio de informações.

Esteja próximo das lideranças

Líderes são porta-vozes da cultura do negócio e precisam estar alinhados a ela. Portanto, invista em treinamentos para a liderança, incentivando o aprendizado e o crescimento frequente, para que eles possam transmitir a cultura e a aprendizagem para os liderados.

Invista na cultura dos feedbacks

A cultura de aprendizagem está conectada aos feedbacks, uma vez que é necessário ser tolerante aos erros, mas manter uma rotina de retornos, apresentando o que está (ou não) dando resultado, a fim de apontar melhorias e chances de aprendizado frequentemente. 

Vantagens da cultura de aprendizado

Ao investir em uma cultura de aprendizado, tanto a empresa quanto os colaboradores saem ganhando. Assim, algumas das vantagens são: 

  • Maior efetividade em atividades;
  • Valorização do capital humano;
  • Maior reputação do mercado;
  • Satisfação elevada de clientes.

Uma empresa que possui foco no aprendizado deve levar em conta alguns pontos, como:

  • Criação de um ambiente que proporcione a troca de conhecimentos;
  • Lideranças que estimulem o processo de aprendizagem;
  • Práticas e processos sólidos de aprendizagem. 

Conheça o Universo de Negócios

O Universo de Negócios é um divulgador de notícias. Continue navegando e aproveite para conhecer mais sobre os nossos conteúdos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

COMPARTILHAR