Analista de SEO

Aprimoramento em SEO é prioridade para 48% dos gestores de agências

Realizado com mais de 650 gestores de agências de publicidade, comunicação e marketing, o Censo Agências 2019 trouxe uma série de informações relevantes sobre o futuro das profissões do setor.

Nesse contexto, uma das informações que mais chamaram a atenção do mercado foi a crescente busca por aprimoramento no campo do SEO (Search Engine Optimization). A pesquisa indicou que 48% dos entrevistados consideram o tema o mais importante atualmente.

De acordo com um porta-voz do estudo, se os profissionais, de fato, buscarem esse aprimoramento, a tendência é que o mercado no Brasil dobre de tamanho.

Mercado

Nos últimos anos, as empresas estão cada vez mais conscientes da necessidade de uma presença online marcante. Por esse motivo, têm se mostrado cada vez mais abertas ao desenvolvimento de técnicas relevantes para gerarem mais vendas e fidelizar clientes.

O analista de SEO, então, entra como uma peça-chave nesse contexto. De maneira geral, ele é o responsável pelo desenvolvimento de técnicas específicas de otimização de sites, blogs e vídeos.

De forma geral, especialistas apontam que existem mais de 200 fatores que impactam diretamente os resultados de uma SERP, sigla para o termo Search Engine Results Page. No entanto, entre os principais, é possível destacar os fatores on-page, dos quais incluem:

  • Tamanho do conteúdo: textos e materiais que contem com uma maior quantidade de palavras e informações podem influenciar diretamente nos resultados do Google, pois essa ferramenta busca conteúdos completos e que, de fato, tirem as dúvidas e questionamentos dos leitores.
  • Qualidade: de fato, páginas acessíveis, de fácil carregamento e que contenham informações relevantes fazem toda diferença durante o ranking dos buscadores. Portanto, também é indispensável contar com redatores capacitados para a função.

Veja mais: O que é e para que serve o texto âncora?

Formação de profissionais

Atualmente, não existe no mercado uma graduação ou pós especialmente direcionada ao SEO, no entanto, existe uma série de opções para quem deseja se especializar na área.

Segundo estudiosos, muitas vezes esse contexto pode até transformar os profissionais da área em perfis extremamente buscados, às vezes gerando uma demanda maior que a oferta disponível no momento.

Além disso, vale citar que esta área conta com constantes atualizações e, por isso, é essencial que o especialista esteja constantemente antenado com as principais novidades do mercado. Além de existirem cursos específicos preparados por grandes profissionais do mercado, até mesmo o Google – a principal ferramenta de busca do mundo – fornece certificações que podem contribuir para o desenvolvimento de quem deseja se aprofundar no assunto.

Potencial em 2019

Para este ano, uma série de estudos apontaram que o analista de SEO estará entre as profissões mais buscadas, juntamente com os seguintes profissionais: analista de mídias sociais, cientista de dados, analista contábeis e também de business intelligence.

Portanto, a busca por aprimoramento na profissão deve ser realizada de maneira estratégica e com os profissionais mais capacitados na área. Apesar de existirem uma série de informações sobre o assunto na internet, é essencial que o analista de SEO se aprimore em questões como usabilidade, inglês, conhecimento em linguagens de programação, Google Analytics e Marketing Digital.

COMPARTILHAR