Estudo inovador promovido pela USP e Stanford aponta para os benefícios em curto prazo de atividades físicas aeróbias. Pesquisadores esperam que resultados incentivem a criação de políticas públicas de fomento à atividade física, fazendo com que pessoas abandonem o sedentarismo
Estudo conjunto entre o Laboratório de Fisiologia Celular e Molecular do Exercício, da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP, e Faculdade de Medicina da Universidade de Stanford indica que exercícios aeróbios podem promover adaptações celulares que beneficiam o corpo desde a primeira sessão.
A prática de exercícios está relacionada a uma série de benefícios, sobretudo a adaptação de células da musculatura esquelética, que se adaptam às sobrecargas de esforço. Essa musculatura é responsável por regular funções, como a reserva energética, metabolismo, força, dentre outras.
De acordo com Vanessa Azevedo Voltarelli, acadêmica autora da pesquisa, entender os mecanismos dos exercícios que beneficiam o corpo humano pode ser a chave para encontrar proteínas e outros componentes que ajudem na prevenção e tratamento de doenças crônicas, como a hipertensão, diabetes e obesidade.
Resultados do estudo
O estudo revela que, durante exercícios físicos aeróbios – ou seja, aqueles que se utilizam do oxigênio para geração de energia muscular –, o organismo aumenta a sua atividade nervosa simpática, estimulando a produção de hormônios, como a adrenalina e a noradrenalina.
Entre os mais populares exercícios aeróbicos destacam-se a caminhada, a corrida, a natação, o ciclismo e a dança. Pesquisadores envolvidos no projeto explicam que resultados são inovadores porque mostram o impacto positivo de exercícios mesmo em curto prazo. Eles também destacam a importância de achados como esse, sobretudo, durante períodos em que pessoas diminuíram a frequência com que praticam atividades físicas.
Ainda segundo a autora do estudo, os resultados podem servir como um estímulo às atividades físicas, já que dados mostram que os efeitos benéficos podem começar desde o primeiro dia da prática.
Veja também: Aplicativos de futebol para organizar jogos entre amigos
Exercício e suplementação: como escolher o suplemento ideal?
Muitos atletas e, até mesmo, praticantes casuais de atividades físicas optam pela suplementação para complementar suas dietas e otimizar resultados. Especialistas apontam que, para escolher o suplemento ideal, indivíduos precisam ter em mente os objetivos a serem alcançados com a prática.
Se um praticante de musculação tem a intenção de criar músculos e alcançar a hipertrofia, suplementos proteicos, como o Whey Protein, por exemplo, são uma boa opção. Enquanto isso, um atleta que deseja apenas melhorar seu condicionamento físico pode optar por suplementos que garantem mais energia e disposição para a prática da atividade física.
Especialistas afirmam, no entanto, que toda suplementação deve ser acompanhada por profissionais especializados, sejam eles nutricionistas, endocrinologistas ou, até mesmo, preparadores físicos especializados.