O contexto do isolamento social provocado pela covid-19 não só gerou reflexos nas áreas da saúde e economia, mas também nos padrões de comportamento dos indivíduos. Isso porque o uso da internet se intensificou, marcando a presença do universo virtual em quase todos os momentos do cotidiano.
Dessa forma, houve mudanças também no comportamento de compra dos consumidores, que, dentre muitos novos hábitos, agora possuem uma rotina diferente para essa prática. Com os riscos da doença e a maior parte do tempo sendo gasta na internet, aumentou-se o consumo de produtos e uso serviços online, como o acesso ao banco feito de maneira virtual.
O aumento de golpes virtuais
A utilização mais frequente dos serviços digitais culminou no maior número de golpes realizados pela internet. Levantamentos realizados pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) mostram o crescimento de aproximadamente 80% de fraudes financeiras durante a pandemia do novo coronavírus.
Os golpes aplicados principiam-se, usualmente, pelo envio de e-mails possuindo links de direcionamento a páginas falsas ou contendo vírus. Ainda de acordo com a Febraban, por volta de 70% das tentativas de fraudes adotam técnicas de engenharia que compelem os usuários a ceder as senhas e outros dados que, normalmente, são sigilosos, tais quais: dados bancários, números dos cartões de créditos, entre outros dados sensíveis.
A maior parte das temáticas de fraude envolve: avisos de dívidas pendentes, nos quais os criminosos fingem fazer parte de uma instituição confiável; emissão de boletos falsos; fornecimento de descontos e premiações.
Análise de crédito
Imprescindível para grande parte das transações, a análise de crédito avalia as informações financeiras de uma pessoa, estudando a propensão ao pagamento e fornecendo condições para conceder o crédito ao requerente.
Além disso, esse processo possibilita a prevenção aos golpes virtuais citados. A partir dos dados pessoais fornecidos pelo consumidor, é possível iniciar uma análise a respeito do solicitante. Após essa avaliação, as empresas podem averiguar os dados disponíveis no cadastro positivo, a renda mensal do indivíduo e a garantia de pagamento.
Depois da análise de crédito, o valor poderá ser liberado ou não para o uso de determinada compra. Assim, as operações online tornam-se mais seguras, evitando os riscos das diversas fraudes que estão mais frequentes no período da pandemia.
Score de crédito
O índice numérico responsável por facilitar todo esse processo é o score de crédito. Esses números são grandes contribuintes para a análise de crédito, tornando as empresas mais seguras e assertivas.
Fornecendo tal serviço, a Unitfour atua há mais de 13 anos com estratégias e soluções tecnológicas. A empresa trabalha com clientes de variados segmentos, como varejistas, bancos e seguradoras.
As soluções oferecidas vão além do score de crédito, passando por consultas de negativação, quiz antifraude, validação de documentos, face match, entre outros. Também conta com o atendimento ao cliente, que vai desde a área comercial até a consultoria de dados, atendendo diferentes necessidades.
É possível compreender mais sobre esses produtos e serviços, incluindo o score de crédito, na Unitfour. Assim, há maior garantia de segurança para os negócios, prevenindo a ocorrência de golpes online.