A pandemia afetou diretamente vários setores da economia, incluindo as credenciadoras de cartões. De acordo com relatório do banco UBS, estima-se que Cielo, PagSeguro e Stone terão o lucro reduzido, em média, em 36% neste ano e em 26% no ano de 2021. Isso acontecerá em decorrência do volume total de pagamento, que, provavelmente, cairá 3,2% em 2020. Antes da pandemia, a previsão era de 20,4% de alta. A recuperação deverá vir em 2021, com crescimento esperado de 20,8% aproximadamente.
Antes da pandemia, mesmo com o cenário de crise recorrente, a concorrência entre credenciadoras vinha se mostrando uma verdadeira guerra nos últimos tempos.
“Guerra” das maquininhas de cartão se intensifica nos últimos anos
A “guerra” das maquininhas de cartão diz respeito à luta acirrada entre as grandes redes, como Cielo e PagSeguro, por exemplo. Tal embate tem ficado cada vez mais concorrido como consequência do surgimento de novos players no país.
A expansão do mercado de credenciadoras de cartão, nos últimos anos, abriu espaço para empresas como: Rede, iZettle, Getnet, Sumup, Payleven, Moderninha, Mercado pago, entre diversas outras.
De acordo com a Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), estima-se que até 60% de todos os pagamentos realizados serão feitos via meios eletrônicos nos próximos 5 anos. Só em 2018, as transações realizadas via cartões de débito tiveram alta de 13,6%, enquanto aquelas via crédito aumentaram 14,6%.
Mesmo com a crise dos últimos anos, o ritmo de crescimento se manteve acima de dois dígitos em todos os canais.
Contexto na pandemia: maquininhas encolhem crédito com antecipação de recebíveis
A guerra das maquininhas de cartão, provavelmente, sofrerá impacto e será provisoriamente pausada pela pandemia de covid-19. No atual cenário que o país enfrenta, lojas de praticamente todos os setores estão com dificuldades para vender, o que forçou o ramo de pagamentos a repensar estratégias.
Em resposta ao atual cenário, o presidente da gigante Cielo afirmou que a companhia irá reduzir o subsídio fornecido para a venda de maquininhas de cartão, valor que se mantinha a R$ 350. Ele justificou a ação com o número de vendas de 2019, por volta de 1,5 milhão de maquininhas, alegando que, neste ano, a empresa venderá bem menos. Além disso, reforçou que a Cielo não está disposta a continuar subsidiando tais vendas.
Concessões de crédito por antecipação de recebíveis caíram mais de 60% em abril
O Banco Central divulgou dados mostrando queda de mais de 60% nas concessões de crédito por antecipação de recebíveis em abril na comparação com o mês anterior, totalizando R$ 11,9 bilhões, o pior patamar desde 2018. A antecipação de recebíveis diz respeito às vendas feitas via cartões de crédito, que, geralmente, demorariam 30 dias para liberar o dinheiro. Tal valor, no entanto, pode ser antecipado com a empresa da maquininha de cartão mediante pagamento de uma taxa.
A antecipação encolhe, neste momento, devido à queda nas receitas dos lojistas durante a pandemia. No caso, como a estimativa é de que os gastos do consumidor permaneçam fracos por causa do isolamento social, as credenciadoras se veem indispostas a antecipar os recebíveis.
Plataforma de gestão financeira auxilia empresas a lidar com o encolhimento de crédito
Em um cenário de incertezas, e mediante o contínuo encolhimento do setor de maquininhas de cartão, é importante contar com apoio de plataforma de gestão financeira que realize conciliação de cartão de crédito.
A Loopa pode auxiliar varejistas por meio do controle de todos os recebíveis de cartões, de crédito e débito, garantindo total transparência ao negócio, além de oferecer serviços de adquirência, conciliação de cartão de crédito e de conciliação bancária, especialmente durante a crise.
A Loopa oferece soluções das mais diversas, como: experiência digital integrada, com ambiente acessível, seguro e intuitivo; análise de fluxo bancário, com gestão de vendas e recebíveis para tornar a administração da empresa mais otimizada; conciliação com adquirente, fazendo a análise das taxas e negociação de valores com as operadoras; inteligência comercial, realizando comparação para encontrar a operadora mais adequada; e monitoramento de prazos, visando verificar se as operadoras estão cumprindo os prazos acordados.
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