Uma pesquisa realizada pela Jet E-commerce, em parceria com o E-Commerce Brasil, mostrou que 84,8% dos lojistas avaliam o uso de diversos canais de vendas como “muito importante”. Os outros 14,8% consideram “importante”.
A pesquisa “O cenário dos canais de venda no Brasil” tinha como objetivo entender como está o cenário do varejo no País. As respostas foram dadas entre os meses de maio e junho deste ano por lojistas de diferentes setores do varejo que responderam sobre a forma como vendem no atual momento e como enxergam o uso de outros canais de vendas.
O resultado das respostas evidenciaram que os varejistas, atualmente, entenderam que é mais rentável ter a possibilidade de venda por diferentes canais, seja por loja física seja por meio de um e-commerce. Boa parte do entendimento surgiu após a pandemia, que evidenciou a necessidade de se ter uma loja virtual e de procurar por outros meios de vender o produto ou o serviço.
Diversos canais de comunicação ganham força de venda
O varejo e os clientes precisaram se adaptar ao consumo de um jeito diferente, a fim de evitar o contato físico mediante a compra. Com o isolamento social, houve aumento de vendas via aplicativos de comunicação, e a mesma pesquisa mostrou que cerca de 82,8% dos lojistas estão usando o WhatsApp para realizar a comunicação com os clientes.
Outros meios também passaram a ser utilizados, como as demais mídias sociais (78,1%), e-mail (65%), telefone (61,3%) e o chat (37%). Os números apresentados para o e-commerce também são bastante positivos. A pesquisa indicou que cerca de 21% dos consumidores consideram lojas virtuais a principal opção de compra.
A mídia de performance como auxiliadora de vendas
Outra ferramenta que auxilia e pode ajudar nas vendas é a mídia de performance. Trata-se de uma estratégia na qual todas as ações são focadas em resultados a partir da análise de dados. De maneira específica, essa estratégia visa identificar se o investimento realizado nas mídias digitais está dando retorno ou não. Por isso, fazer uso de canais de performance pode ser crucial para saber onde divulgar e quais mídias sociais utilizar.
O que é o modelo de negócio D2C?
O modelo de negócio D2C, sigla para “direct to consumer”, é um modelo no qual a indústria vende, de forma direta, para o consumidor final, não necessitando de nenhuma intermediação. O modelo cresceu com a facilidade de consumo oferecida pelo e-commerce.
O comércio eletrônico se torna uma ponte direta para que essa relação se aproxime, trazendo o consumidor final para a compra do produto, diretamente do produtor ou transformador. Tal modelo pode ser instituído como um formato sem a participação de um intermediário que realizaria o papel de escoamento do produto, já acabado ou transformado, para o consumidor final.
Vantagens de ter um e-commerce
Existem algumas vantagens que valem a pena considerar na hora de se decidir por um e-commerce. Confira algumas das principais:
- Fácil acesso;
- Custo operacional baixo;
- Conforto;
- Grande variedade de produtos;
- Maior poder de alcance;
- Funcionamento em tempo integral;
- Atendimento personalizado;
- Interação com outros canais;
- Facilidade para acompanhar as métricas.
E-commerce aumenta as possibilidades de venda com o uso do marketing de performance
A pandemia da covid-19 revelou o importante papel do e-commerce para o varejo, apresentando-se como uma alternativa de compra viável e acessível para o momento, além de segura. É essencial que lojistas apostem em ações que aumentem a visibilidade do negócio, como a estratégia de performance descomplicada.
Pensando nisso, a plataforma we.digi surge com a proposta de ser uma aliada e especialista em marketing de performance para o e-commerce. No site, é possível saber mais sobre a we.digi e todas as soluções oferecidas de marketing de performance para negócios.