De acordo com relatório do Censo da Educação Superior realizado pelo Inep e publicado em 2018, o número de cursos do segmento Ensino à Distância (EAD) aumentou 50% em comparação com 2017. Pela primeira vez, a quantia de vagas em cursos EAD foi superior à de vagas em cursos presenciais. Grande parte desse crescimento se deve à praticidade desse segmento e ao aumento do número de brasileiros com acesso à internet.
EAD é opção viável para quem busca qualificação
Uma pesquisa lançada em agosto de 2019 pela TIC Domicílios mostra que 70% dos brasileiros têm acesso à internet. Tendo em vista o aumento de pessoas conectadas à rede, o EAD passou a ser considerado uma opção prática para quem busca estudar e se qualificar de forma acessível e assertiva.
Com o avançar de novas tecnologias, é possível montar uma plataforma de ensino que atenda a diversas rotinas, sendo adaptável para quem já trabalha e quer se qualificar para crescer na carreira ou desempenhar melhor suas funções. Nesse sentido, o EAD permite que cada vez mais pessoas incorporem os estudos às suas realidades.
Período pode ser de estudos e formação de gestores públicos
A presença do EAD tornou-se ainda mais forte durante a pandemia de covid-19, quando mais de 78 mil funcionários públicos passaram a trabalhar de forma remota. Os dados são do Ministério da Economia, órgão líder em número de trabalhadores afastados: são 25.777 servidores no sistema home office.
O período mostrou-se favorável aos funcionários e servidores que buscam capacitação ou formação de gestores públicos pela internet, e o IBEGESP é um dos institutos de ensino que prezam por um EAD de qualidade e acessível a todos. Entre os cursos à distância do IBEGESP para gestores, é possível citar:
– Formação de Gestores Públicos: Desenvolvimento de Competências e Capacitação para o Mercado de Trabalho
Tem como intuito profissionalizar ainda mais os funcionários que atuam em diversas esferas da Administração Pública.
– Compras Públicas: Planejamento e Procedimentos (online/ao vivo)
Tem como principal objetivo fornecer panorama geral sobre procedimentos de licitação e sua representatividade dentro da Administração Pública, sempre em busca de fechar contratos vantajosos mediante todas as exigências legais.
– Lei 13.460 – Elaboração de Cartas de Serviços ao Usuário (EAD)
O curso visa capacitar servidores para que estejam aptos a registrar e descrever informações referentes a serviços públicos, objetivando a elaboração de Cartas de Serviços ao Usuário de acordo com o que determina a Lei Federal nº 13.460 de 2017.
– O Controle Interno nos Órgãos Públicos: Aspectos Jurídicos e Boas Práticas (EAD)
O principal objetivo é qualificar pessoas que preencham a função para que tenham os conhecimentos necessários ao exercício de sua atuação, fornecendo auxílio aos processos de gestão da Administração Pública e outros órgãos de controle externo.
– Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos – EAD
No curso, o servidor aprende mais sobre as especificidades dos Contratos Administrativos, incluindo as peculiaridades desse regime jurídico.
EAD é peça-chave na formação de gestores públicos durante e após a pandemia
A pandemia evidenciou o quanto o EAD é importante para a formação de gestores públicos que precisam estudar de forma remota. Muito mais que isso, ela também mostrou aos servidores que é possível capacitar-se por meio da internet com auxílio de plataforma de ensino especializada, como o IBEGESP, instituto que visa fornecer conhecimentos para atuação na Administração Pública.
Ao navegar pelo site, é possível adquirir maiores informações acerca dos cursos para gestores públicos.