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6 em cada 10 consumidores acessam sites de busca no processo de decisão por um smartphone

A cada dia, os consumidores ficam mais exigentes quando se trata de comprar smartphones. Para metade dos usuários, trata-se de um processo que pode levar até duas semanas. No Brasil, em comparação com outros lugares do mundo, o e-commerce ainda é tímido, mas a categoria de aparelhos celulares mostra comportamento diferente e antecipa uma tendência de crescimento do varejo online. Atualmente, 46% das vendas de smartphones acontecem pela internet.

Além de que, 1 em cada 2 consumidores realizou uma busca no Google para saber mais informações sobre smartphones e 6 a cada 10 usuários afirmaram ter usado plataformas (sites) no processo de decisão de compra por um determinado modelo de celular.

O papel dos smartphones nas vendas

Os aparelhos celulares transformaram o estilo de vida da nossa sociedade de forma que até mesmo quem não os possui é afetado. Algumas das mudanças que o crescimento do setor proporcionou dizem respeito ao processo de compra, em quase todas as suas etapas, que agora estão ao alcance, a qualquer hora e em todo lugar.

De acordo com pesquisa encomendada pelo Google, em relação ao número de acessos à internet via smartphones, 40% das pessoas que possuem um smartphone acessa a rede várias vezes por dia; 18% acessa de duas a três vezes; e 21% entra na internet apenas uma vez ao dia. Existe também uma parcela de proprietários de smartphones que não acessa a internet nenhuma vez por dia, e são 19% do total. Pouco mais de um terço (34%, especificamente) dos acessos são realizados em diversos acessos curtos ao longo do dia.

A importância do mobile para o E-commerce

Quando se fala em realizar compras pelo celular, fica claro o quanto esse tipo de comércio tem um grande potencial de crescimento no Brasil, ainda que careça de investimentos para se desenvolver melhor. No momento, pouco mais de um terço (31%) dos donos de smartphones afirmam já terem feito compras a partir do aparelho, contra 69% que ainda não realizaram transações online pelo mobile.

Um dos principais usos de smartphone durante o processo de compras é para a pesquisa de informações sobre os produtos e preços. Dentre todos os consumidores que usaram o celular como uma ferramenta de pesquisa, em 46% das vezes a compra não foi efetivada. Em contrapartida, 45% dos proprietários de aparelhos celulares realizaram a compra através de um computador após pesquisar sobre o produto no smartphone, e 27% finalizaram a compra diretamente do aparelho. Outros 30% preferiram fazer a compra de forma off-line, ou seja, dirigindo-se até uma loja física (após realizar a pesquisa pelo celular).

Os dados referentes à influência que os smartphones exercem no momento de decisão de compra são similares: cerca de 30% dos consumidores levam seus celulares até às lojas físicas para pesquisar sobre os produtos; aproximadamente, 30% já chegaram a mudar de ideia em relação a compras feitas em modo off-line, após pesquisa pelo celular; e outros 30% mudaram de ideia especificamente em relação às compras online graças a pesquisas realizadas na internet pelos dispositivos móveis.

O crescimento no número de pessoas que compram pela internet, seja via mobile ou computadores, mostra o quanto sites e lojas online devem se preparar para receber um fluxo cada vez maior de consumidores. Nesse sentido, a otimização de sites com auxílio de agência de marketing digital é vista como uma das principais ferramentas para lidar com as demandas de um mercado que vive em constante transformação.

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