Profissionais de vigilância

Em 2023, 40% das empresas visam investir em tecnologia na segurança

Adoção de equipamentos eletrônicos demanda capacitação dos profissionais responsáveis pela vigilância e monitoramento 

A demanda por inovação e eficiência propicia a adoção, por crescente número de empresas, da tecnologia nas operações. Segundo o Indicador de Excelência em Tecnologia e Inovação (Inexti), em informações cedidas ao site Metrópoles, a adoção de tecnologia pelas empresas brasileiras aumentou 8,5% em 2022. Os dados também demonstram que a nota média de adoção de tecnologia das empresas brasileiras foi de 52,1, em uma escala de 0 a 100. Esse número representa um aumento em relação à edição anterior da pesquisa, quando a média foi de 48.

O estudo ainda revela que a tecnologia é efetiva nas empresas, para melhorar a comunicação interna, gerir dados, automatizar processos ou para criar novos modelos de negócios. Os dados do estudo são um reflexo do aumento da demanda por sistemas e processos mais seguros.

Aumento no registro de roubos faz crescer demanda por tecnologia para segurança

Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2022, veiculados pelo site DM Anápolis, apontam um aumento de 6,5% nos roubos a estabelecimentos comerciais e de 11% em assaltos a instituições financeiras no país. Como resposta, empresas planejam reforçar seus sistemas de segurança, e a tecnologia emerge como uma importante aliada nesse processo.

Segundo pesquisa da Avantia, desenvolvedora de tecnologia para segurança eletrônica, cerca de 45% das empresas do mercado brasileiro pretendem aumentar seus investimentos em segurança, e mais de 40% planejam direcionar recursos para potencializar a tecnologia de seus dispositivos e sistemas de vigilância. Os dados da Avantia também foram veiculados ao site DM Anápolis.

Soluções tecnológicas promovem otimização de processos

As empresas estão investindo progressivamente em soluções tecnológicas para otimizarem seus processos e aumentarem a segurança. Equipamentos para controle de acesso, monitoramento eletrônico, sensores de detecção e integração de sistemas compreendem as soluções que devem receber aportes significativos.

Além disso, recursos com capacidades analíticas, Inteligência Artificial e Machine Learning também têm se destacado. Com sistemas analíticos de monitoramento dotados de inteligência artificial, por exemplo, é possível identificar padrões de movimentos, abusos de períodos de permanência e fiscalizar a chegada e saída de veículos em um determinado local, em tempo real, diminuindo a possibilidade de danos e prejuízos futuros. A tecnologia tem se mostrado uma aliada na busca por processos mais eficientes e seguros.

 Manuseio por profissionais especializados é necessário

A adoção de dispositivos tecnológicos para segurança é fundamental para proteger empresas e seus colaboradores, mas a eficiência dessas tecnologias depende da atuação de profissionais especializados.

A integração de sistemas de segurança eletrônica, como controle de acesso e vigilância 24 horas, promove mais efetividade no combate a falhas e erros de proteção, todavia é essencial um time treinado ou uma empresa de vigilância para operar esses dispositivos.

Portanto, é imprescindível que empresas invistam não apenas em tecnologia, e também em capacitação de seus profissionais ou na contratação de serviços de segurança patrimonial para a melhor utilidade possível das soluções tecnológicas.

Saiba mais:  Db Option | Portal de negócios | 9 tipos de inteligência