De acordo com o estudo ‘The Shopper Story 2017’, realizado pela Criteo, que é uma empresa de tecnologia de marketing para e-commerce, 79% dos consumidores brasileiros são omnishoppers, ou seja, aqueles que usam diversos dispositivos, plataformas e canais para busca, escolha e aquisição de produtos.
Para a seleção dos produtos, a pesquisa apurou que a maior parte dos consumidores brasileiros prefere o showrooming, que é quando o primeiro contato com determinado produto acontece em uma loja física, mas sua aquisição é feita pela internet. A pesquisa da Criteo mostra que 64% dos consumidores fazem isso de vez em quando, enquanto 29% o fazem com mais frequência.
Em contrapartida, o número de consumidores que adotam o webrooming, que é a pesquisa dos produtos pela internet e sua compra em lojas físicas, é de 62%, enquanto o número dos que fazem isso com regularidade é de 20%.
Importância dos smartphones no processo de compra
Alessander Firmino, diretor geral da Criteo para o Brasil e América Latina, afirma que, com a popularização dos smartphones, a liberdade que os consumidores possuem para procurar informações sobre os produtos e adquiri-los de qualquer lugar, até mesmo de dentro da loja do cliente, passou a ser uma realidade. Assim, a decisão do local, do período e da forma de compra depende de uma série de fatores, como facilidade, praticidade e preço.
Ele, ainda, afirma que estratégias de marketing que trazem bons frutos são aquelas que focam no cliente, e não, necessariamente, nos dispositivos ou canais de venda. Empresas que pensam dessa forma estão vários passos à frente no mercado, que se torna mais competitivo a cada dia que passa.
De acordo com a Criteo, omnishoppers gastam, em média, 7% mais no ambiente online e 44% mais no varejo tradicional do que os compradores que não utilizam vários canais de venda. Ao olhar pelo âmbito global, mais de 75% dos consumidores já estão engajados com o uso de múltiplos canais.
Ambiente móvel é crítico na decisão de compra
O ambiente mobile é cada vez mais importante para as compras. O celular assumiu um papel de vitrine, e sites e aplicativos entraram no lugar das publicidades offline para gerar consciência de marca. Mais da metade dos brasileiros dizem que já compraram no site do varejista, por seus celulares, enquanto estavam dentro da loja do próprio varejista.
No Brasil, 68% dos consumidores que já sabem, relativamente, o que querem, ao começar a pesquisar nos sites, e não em mecanismos de busca. Quando eles estão certos sobre o produto, o índice sobe para 73%. Até mesmo quem não sabe o que irá adquirir prefere iniciar a jornada assim, com um índice de 51% das pessoas que dizem que optam por começar no site do varejista.
As categorias que os consumidores mais compram por impulso na internet são vestuário (83%), brinquedos e jogos (78%), beleza e saúde (67%), produtos para casa (66%) e eletrônicos (62%).
56% dos omnishoppers brasileiros gostam dos anúncios de retargeting, ainda mais quando conseguem descontos para comprar o que desejam. 29% deles gostam dessa forma de anúncios porque os ajuda a lembrar do que estão pensando em comprar.
O estudo ‘The Shopper Story 2017’ contou com o painel global da Research Now, com 10 mil consumidores de 16 a 65 anos de idade dos Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido, França, Japão e Brasil. Todos são omnishoppers que utilizam a internet, diariamente, e têm um smartphone. O estudo contou com a supervisão de um pesquisador independente.
O grande interesse pela aquisição de brinquedos existe porque os adultos pensam em seus filhos, netos e sobrinhos e desejam presenteá-los com produtos de qualidade. Uma excelente opção para a aquisição de brinquedos para crianças de 5 anos e também de outras idades é o site da É Pra Presente, que conta com uma grande variedade de produtos para todos os gostos.