Vinhos portugueses podem aumentar as exportações em 2018

Portugal é um país de pequenas dimensões geográficas. O que torna ainda mais admirável seu potencial para a vinicultura. Atualmente, é o 11° país na produção mundial de vinho, sendo responsável por 2% de todo o vinho produzido no mundo.

Apesar de dispor de uma área pequena para cultivo, os viticultores portugueses desenvolveram uma metodologia de cultivo de uvas que se mostrou estratégico e de grande valor para este ramo da agricultura. Levaram a tradição cultural das melhores parreiras portuguesas, elevando sua produtividade ao máximo possível, sob a orientação de obter-se o maior rendimento por hectare.

Suas técnicas agrícolas de produção se mostraram eficazes, a ponto de levar os vinhos portugueses ao 8° lugar no ranking mundial de exportação de vinho. Ranking este liderado pela França. Assim, o potencial de Portugal para este mercado pode ser descrito por ser, atualmente, o terceiro país do mundo em produção de maior variedade de castas, 250 tipos de uvas no total, sendo 31 DOP (Denominação de Origem Protegida) e 14 IG (Indicações Geográficas).

Tão extraordinário quanto estes dados, além da participação dos vinhos portugueses no mercado mundial, é a diversidade de vinhos que o país português tem ofertado para a exportação a números cada vez maiores de países: vinhos brancos, tintos, rosés, espumantes e vinhos leves. De sabores marcantes e agradáveis aos mais exigentes e requintados paladares.

Engana-se quem pensa que o desempenho extraordinário da participação dos vinhos portugueses está em uma política de low price. Muito pelo contrário, a qualidade dos vinhos portugueses, em todas as suas variedades para a exportação, tem conquistado novos mercados a cada ano, caindo na graça de amantes de vinhos de todo o mundo. Por esta razão, na exportação de vinhos, Portugal tem faturado quase 800 milhões de dólares, com um preço médio de US$ 3,51 por garrafa, superando a média dos vinhos espanhóis, cujo preço médio está na ordem de US$ 2,37. Vale lembrar que a Espanha ostenta a posição de terceiro maior exportador de vinhos do mundo.

A indiscutível qualidade dos vinhos portugueses, somada à boa fase para a expansão de suas exportações, tem atraído a atenção de mercados como Estados Unidos, Canadá, Suíça, China, Japão e África do Sul. O que torna necessária uma disposição dos viticultores portugueses para uma maior flexibilidade, a fim de se adaptarem aos paladares de novos mercados e às flutuações da economia, com vistas a não perder o valor percebido.

Muitos especialistas em vinho têm expressado grande apreço pelo vinho português, que a cada ano vem crescendo na conquista de apreciadores nos mercados mais exigentes do mundo. É possível desfrutar o melhor dos vinhos de Portugal, com seus sabores fortes e bouquets particulares, sem sair de casa. Basta acessar a loja virtual da Eno Gourmet Premium.

A Eno Gourmet Premium é uma empresa portuguesa que desenvolve a comercialização de produtos portugueses, especialmente de vinhos. Sua missão é satisfazer interesses específicos de seus clientes por meio do fornecimento de produtos alimentares de origem portuguesa.

Ao acreditar no potencial de vendas de produtos portugueses de excelente qualidade, a Eno Gourmet Premium dedica-se à sua promoção e distribuição segundo os melhores valores da empresa, visando ser um player importante na exportação dos melhores vinhos portugueses.

Para saber mais sobre vinhos portugueses, acesse: www.enogourmetpremium.com

POsts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *