Venda do e-commerce no Dia do Consumidor cresce 45% em 2019, segundo dados

O dia do consumidor, comemorado no dia 15 de março, proporcionou às lojas virtuais brasileiras uma alta de vendas para o mês de março, aumentando em 45% seu número em comparação com a média de fevereiro. O grande motivo desse crescimento são as muitas promoções feitas pelas lojas, as quais começaram no início do mês na tentativa de ultrapassar a concorrência.

Acontecendo entre dois feriados prolongados, sendo o carnaval e a páscoa, o dia do consumidor tem sua data escolhida estrategicamente para alavancar as vendas do varejo. Na semana do consumidor, as lojas apostaram nas promoções para aumentar as vendas desse mês de baixa para o comércio. Outro fato relevante é que, com a crescente popularidade dessa data, os consumidores já se prepararam para adquirir produtos com desconto.

Dados relevantes sobre o Dia do Consumidor 2019

A social Miner desenvolveu um relatório juntamente com a equipe da Vindi sobre o dia e a semana do consumidor no Brasil neste ano de 2019.  A social Miner realizou mais de 36 milhões de cadastros, e o relatório teve como base a semana, entre os dias 11 a 17 de março de 2019. As categorias de e-commerces mais procuradas foram as de beleza e saúde (21,84%), seguida dos hotéis e viagens (16,85%) e de moda (15,12%).

De acordo com os dados da pesquisa, a procura dos consumidores começou logo no início do mês, tendo uma quantidade significativa de visitas entre os dias 6 e 8 de março. Em seguida, no dia 11 de março foi identificado um segundo crescimento nas procuras.

O auge das vendas da semana do consumidor ficou para o dia 15 de março, uma sexta-feira. Foi registrado um aumento de 81,04% com relação aos outros dias do primeiro bimestre do ano.

A análise por regiões do Brasil demonstrou um crescimento de vendas de 30% a mais na região nordestina, se comparado à semana anterior ao dia do consumidor. A região perde apenas para o Sudeste, referente à porcentagem de vendas nesse período, mas ainda assim foi a região que mostrou maior crescimento este ano. As porcentagens de vendas foram: 61,86% no Sudeste, 14,80% com o Nordeste, o Sul apresentando 14,25%, o Centro Oeste com 6,32% e o Norte com 2,77%.

De acordo com os dados reunidos pela Social Miner, o valor do ticket médio foi de R$475,56. A categoria com o valor mais alto foi a de eletrônicos, por R$1.462,00, já o menor valor de categoria foi de beleza e saúde, por R$144,57.

Essa data ainda não é muito conhecida pelos consumidores, mas vem se tornando uma data importante para o varejo e os e-commerces. O Dia do Consumidor possibilita às empresas criar campanhas exclusivas para o seu público alvo, aumentando assim sua margem de lucro no primeiro trimestre do ano.

Essas datas contribuem para o crescimento dos e-commerces no Brasil, que vem ganhando cada vez mais aderência do público. As pesquisas realizadas nos sites estão resultando em compras, mas os e-commerces precisam investir no marketing digital e assim criar confiança em seu consumidor, principalmente nos novos clientes de compras online.

Invista em consultoria de SEO

Alavancar o site está muito além de colocar ele como primeira opção no ranking de pesquisas. É preciso desenvolver um serviço online de qualidade, o que gera confiabilidade e fidelidade no seu consumidor.

A Consultoria Digital é uma agência de marketing digital que tem como objetivo resolver os problemas do seu site de maneira otimizada e totalmente digital. Ela conta com consultoria de SEO para e-commerces e busca desenvolver um trabalho de qualidade para aumentar o número de visitas no site e, consequentemente, aumentar o número de vendas.

Navegue pelo site e obtenha mais informações sobre consultoria de marketing digital para empresas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *