Veja 6 formas de evitar o bloqueio criativo na hora de escrever um texto

Confira dicas de como evitar o bloqueio criativo, muitas vezes presente em um determinado momento da escrita, e como escrever textos com muito potencial.

Quem trabalha com a criatividade, certamente já encontrou dificuldades de desenvolver ideias novas. Assim, o famoso bloqueio criativo entra em cena. Podemos definir o bloqueio criativo sendo todos os momentos de falta de inspiração na criação de textos, em inglês o termo usado é “writer’s block”.

Quando a pessoa está totalmente sem ideia e a mente parece não produzir nada de novo, isso é resultado de um bloqueio criativo. Esse bloqueio é algo temporário e pode ser consequência de algumas buscas, como pela perfeição, medo da rejeição, indecisão e outros fatores.

Razões que contribuem para o desenvolvimento do bloqueio criativo

Existem algumas razões para que o bloqueio criativo apareça, e algumas delas são sentimentos que a própria pessoa acaba desenvolvendo dentro dela. confira essas razões:

  • Perfeição: muitas pessoas, quando escrevem um texto ou desenvolvem algo novo, buscam pela perfeição e só finalizam quando acreditam estar perfeito. Isso ocasiona projetos não finalizados e muitas vezes as pessoas não conseguem sequer iniciá-los. O primeiro passo é sempre começar procurando deixar a mente livre. E lembre-se sempre: feito é melhor que perfeito!
  • Planejamento: a falta de planejamento gera uma ocorrência de más ações executadas. É normal ter prazos para entrega, principalmente de textos, por isso é importante ter um planejamento e contar com possíveis bloqueios na mente, calculando sempre um tempo maior do que o necessário. Assim é possível arriscar ideias e levar em consideração colocá-las em prática.
  • Estresse: toda criatividade provê da mente, se ela não vai bem, consequentemente vai existir uma trava na hora de gerar novas ideias. É impossível prever algumas coisas que podem acontecer no dia a dia, como um trânsito pesado, ou receber um prato errado no restaurante, entre outras coisas. Procure fazer uma caminhada em seu ambiente de trabalho, ouvir músicas relaxantes, jogar conversa fora com alguém ou mesmo comer algo que seja do seu agrado. Essas coisas podem relaxar sua mente e contribuir na fluidez de ideias.
  • Medo de possíveis rejeições: diariamente pessoas se anulam com medo do que outras pessoas podem pensar a seu respeito, ou a respeito dos seus projetos. Isso contribui para o bloqueio de ações e a pessoa acaba não conseguindo sair de onde está. Aceite que você fez o seu melhor e não tenha medo de correções, elas existem para deixar os conteúdos ainda melhores.

criativo

Dicas para superar o bloqueio criativo

É possível evitar o bloqueio criativo com alguns passos, auxiliando o desenvolvimento de textos e conteúdos memoráveis, confira essas dicas e saiba como fugir desse vilão:  

  •  Leitura

A leitura é algo que irá ajudar no desbloqueio, ler é muito importante para quem escreve. É a partir da leitura que ideias surgem e conhecimentos são adquiridos, e assim colocados em prática. Não é possível escrever bem se a pessoa não tem o habito de ler. Quando a leitura é inserida na rotina, ela desencadeia novas percepções, desenvolvendo a escrita. A mente necessita se alimentar de informações, e a leitura é justamente esse alimento. Leia conteúdos relevantes e analise outros pontos de vista do assunto que será abordado, dessa forma você poderá desenvolver suas ideias a partir dessas informações.

  • Horário

É preciso se conhecer. Sem dúvida o escritor sabe o seu horário mais produtivo e principalmente criativo. Busque desenvolver seus projetos e trabalhos dentro desse horário. Respeite seu relógio biológico, seja mais produtivo e desenvolva da melhor forma seus textos.

  • Plano de escrita

Caso a pessoa perceba que não está desenvolvendo bem os conteúdos todos os dias ou em determinado horário, o planejamento será muito útil. Quando um plano de escrita é estabelecido, é possível trabalhar sua mente e prepará-la para os dias e horários que serão separados para escrever.

  • Remova as distrações e evite ser o famoso multitarefa

Com o constante contato com a tecnologia, o alcance as redes sociais, e-mails pessoais, e o acesso livre ao celular só aumentam as chances do bloqueio criativo. Procure eliminar as distrações possíveis. Sabemos que o desenvolvimento de conteúdos, muitas vezes, depende diretamente do acesso à internet. Então, procure desconectar tudo que for pessoal e se concentrar no trabalho que precisa ser feito. Não acredite que se tornar um multitarefa vai gerar mais tempo para a produção de conteúdo. Isso só gera menos produtividade e aumento de estresse.

  • Defina os temas dos textos com antecedência

Defina os temas dos textos e procure ideias voltadas para o assunto. Leia os conteúdos relacionados e busque inspiração em variadas fontes. Produzir conteúdo com periodicidade colabora para gerar inspiração e deixar sua mente produtiva.

Mapa Mental

  • Utilize mapas mentais

Os mapas mentais são muito úteis e funcionam muito bem para o desenvolvimento de novos conteúdos. Organize suas ideias mentalmente antes de começar o desenvolvimento, com isso, é possível já definir os tópicos e assuntos importantes que precisam ser abordados no texto.  

Leia também: Escrevendo um texto para blog: 10 dicas para o sucesso do seu texto.

Essas dicas vão te ajudar a não procrastinar em atividades que são obrigatórias e a desenvolver seus textos com conteúdo relevante.

Utilize um divulgador de notícias para promover seu conteúdo

O Universo de Negócios é um divulgador de notícias que busca publicar diversos conteúdos que sejam relevantes para o leitor, proporcionando, assim, uma expansão de conhecimento.

Aposte na produção de guest post, e procure um divulgador de notícias para publicar seu conteúdo. Navegue pelo site e tenha maiores informações de como fazer essa divulgação.

Saiba mais: PALAVRA-CHAVE CERTA / PAUTA PARA O JORNALISTA / SITE DE LINK BUILDING

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *