Ticket médio das compras no Dia dos Pais cresceu 39,5% em relação a 2018 segundo dados

O Dia dos Pais é uma data que vem ganhando cada vez mais espaço. De acordo com uma pesquisa realizada pela FCDLESP (Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo), a estimativa era que as vendas crescessem 4%, com o ticket médio em torno de R$100 a R$ 200.

A data garantiu a terceira posição no ranking entre as demais, também consideradas importantes no segundo semestre para o mercado varejista: 12 de outubro, em que se comemora o Dia das Crianças, e o dia 25 de dezembro, referente ao Natal, ficam para trás neste quesito.

Segundo o presidente da FCDLESP, 2018 registrou um crescimento de 2%, o que gerou grandes benefícios para os departamentos de perfumaria e vestuário. Tratando-se de uma data especial, os comerciantes puderam aproveitar a ocasião para criar promoções, pois é uma boa opção para aumentar o volume de vendas.

A entidade aponta que as Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs) do estado de São Paulo contribuíram para a realização dessa pesquisa, enviando dados das localidades, como ticket médio, condições de pagamento, produtos mais vendidos e ações de marketing aplicadas, por exemplo.

No Estado de São Paulo, lojistas da região metropolitana estiveram bem confiantes em relação ao crescimento das vendas para o Dia dos Pais. A estimativa mostra que as CDLs de São Mateus e Diadema devem ter apresentado aumento de 5%, ticket médio entre R$100 e R$200 e parcelamento das vendas em até 3x no cartão de crédito. 

Setores de destaque nas vendas no dia dos pais

Segundo o presidente da CDL de Diadema, a estimativa era de que o setor de vestuário tivesse destaque, uma vez que produtos como camisas, blusas e gravatas atuam como ótimas sugestões para presentear pai e avô, que, na maioria das vezes, recebem ambos presentes.

Já na CDL de Taboão da Serra, a expectativa de crescimento dos lojistas era de 2% e o ticket médio deve ter estado entre R$50 e R$100, com perfumes e demais cosméticos na preferência do consumidor. Na cidade, os e-commerces ocupam posição de destaque, com bastante relevância.

No grande ABC, a estimativa para os comerciantes era de um aumento de 1% nas vendas, com ticket médio de R$50 a R$100 e parcelamento em até 3x no cartão de crédito. A estimativa é de que os setores de vestuário e alimentação tenham estado entre os mais solicitados.

O avanço estimado para Sorocaba era de 10%. A CDL de Votorantim apresentou, no ano de 2018, metade do resultado previsto para 2019. A previsão do ticket foi de R$100 a R$ 200, com possível parcelamento de até 3x.

Segundo a Ebit, outro setor que poderia ter grandes avanços no faturamento das vendas é o de eletrônicos, com uma estimativa  de, aproximadamente, R$2,4 bilhões devido às compras de presentes do dia dos pais. Assim, a previsão era de um crescimento de 13% se comparado ao mesmo período do ano passado, quando alcançou R$2,09 bilhões.

A pretensão para os consumidores foi de um investimento maior que o de 2018. A expectativa de ticket médio foi de R$419, 2% a mais do que o esperado no ano passado.

Varejo Virtual

Segundo relatório realizado pela Social Miner em parceria com Opinion Box, Vind, Konduto e Octadesk, os consumidores aparecem em dois estágios: os precavidos e aqueles que deixaram para pesquisar como e onde comprar o presente do dia dos pais na última hora.

De acordo com relatório, o movimento beneficiou as lojas, que, por sua vez, prolongaram as promoções. Além disso, a data foi muito bem explorada pelos lojistas, que aproveitaram os mais diferenciados picos de tráfegos para alcançar mais leads e aumentar o número de vendas.

O ticket médio teve aumento de 39,5%, tendo atingido R$319. As categorias de eletrodomésticos, eletrônicos, hotéis e viagens registraram um total de pedidos maior.

O relatório aponta que, nesse mesmo período, as categorias de hotéis, viagens, eletrodomésticos, eletroportáteis, beleza e saúde foram as preferências do consumidor. Os clientes procuraram por suporte das marcas por meio de chat, além de fazer uso do desktop na procura e conversão em ofertas, as quais foram pagas pelo cartão de crédito pela grande maioria dos clientes.

De acordo com a Ebit, as vendas no comércio virtual nesse Dia dos Pais foram maiores que nos dias das Mães e dos Namorados. Ao término do evento, o setor de e-commerce teve um faturamento de R$2,5 bilhões, registrando um aumento de 20% em relação ao mesmo período do ano de 2018.

O documento mostrou que o Sudeste registrou o maior número de vendas entre 14 de julho e 11 de agosto de 2019. O Nordeste teve crescimento de 15,4 pontos percentuais, garantindo 18,5% das conversões deste ano.

A Consultoria Digital é uma agência de marketing digital especializada em otimização de sites com técnicas de SEO, links patrocinados e consultoria de marketing digital, entre outros serviços. A empresa conta com uma equipe de profissionais altamente capacitados para melhor atender às necessidades de cada um de seus clientes com a máxima eficiência e qualidade.

PUBLIQUE MATÉRIAS EM PORTAL PARA DIVULGAR RELEASES E TORNE SEU CONTEÚDO MAIS VISÍVEL

O Universo de Negócios é um agregador de notícias que através de releases enviados por diversas pessoas mantemos o site sempre atualizado com as melhores notícias. Divulgamos o seu release dos mais variados temas.

Para publicar seu release basta preencher o nosso formulário de contato.

Avatar

Encontre publicações de diversos segmentos e nichos só aqui no portal Universo de Negócios!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *