Sustentabilidade: um olhar para o futuro

Atualmente o mundo está passando por vários problemas ambientais provocado pelo homem, como o desmatamento, efeito estufa, aquecimento global, escassez de agua, entre outras calamidades. São cada vez mais evidentes os impactos negativos que o homem provoca na natureza.

A sustentabilidade surgiu como uma forma alternativa de suprir as necessidades atuais da vida humana sem comprometer ou prejudicar o meio ambiente. Ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material, sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente com o propósito de se manterem no futuro.

A palavra sustentável deriva do latim sustentare e significa sustentar, apoiar, conservar e cuidar.

A sustentabilidade tem relevância devido ao desenvolvimento sustentável, que tem como objetivo atender as atividades humanas e ao mesmo tempo preservar o planeta. O recurso natural utilizado de modo sustentável, será preservado e explorado por várias gerações futuras.

Tripé da sustentabilidade – união de três princípios

Os três pilares da sustentabilidade é baseado na união dos três princípios: ambientais, econômicos e sociais. Sem a comunhão desses setores, não há sustentabilidade, ou seja, o equilíbrio tem que permanecer entre os três.

O ambiental, engloba os recursos naturais utilizados pela sociedade e sua forma de usá-lo.

O econômico, engloba a produção e distribuição dos bens e serviços adquiridos.

O social, engloba as condições de vida das pessoas em relação a saúde, educação, violência, etc.

Os princípios da sustentabilidade aplicam-se tanto em uma pequena comunidade quanto ao planeta inteiro. Para o empreendimento humano ser considerado sustentável, é preciso que seja:

  • Socialmente justo
  • Ecologicamente correto
  • Culturalmente diverso
  • Economicamente viável

O tripé da sustentabilidade também é conhecido como Triple Bottom Lineou People, Planet, Profit.

Tipos de sustentabilidade

Ambiental e ecológica:

É a conservação e manutenção de recursos naturais do planeta, que mantém o equilíbrio do ecossistema e a qualidade de vida.

A sustentabilidade ambiental e ecológica surtem efeitos a longo prazo. Trata-se de encontrar as melhores formas e estratégias que atendam às necessidades do presente sem comprometer o futuro.

Preservar o padrão de vida e ao mesmo tempo enxergar o crescimento tecnológico sem prejudicar os recursos naturais, torna-se um grande desafio para a humanidade. Por isso, a sustentabilidade ambiental e ecológica inicia dentro de cada residência, evitando desastres ecológicos, queimadas, desmatamento, poluição de rios, entre outros. Hábitos como o uso de um único copo descartável por indivíduo, por exemplo, evita custos para empresa e o lixo em excesso.

Para as empresas privadas, o reciclagem é o método mais adequado. Objetiva a separação do lixo por material de fabricação para reutilizá-los.

sustentabilidade

Introdução da reciclagem em uma pequena comunidade

Social:

São conjuntos de medidas estabelecidas com objetivo de firmar a igualdade entre os individuas juntamente com o bem estar de cada um. As ações sustentáveis socialmente não são importantes apenas para as pessoas menos favorecidas. Em prática, possuem a capacidade de melhorar a qualidade de vida de toda população.

Existem várias iniciativas que ajudam membros da sociedade enfrentar condições precárias. Além disso, existem projetos para melhoria da educação, qualificação profissional de jovens, melhoria de programas de inclusão social, investimento em saneamento básico, entre outros.

Econômica:

Implica em uma gestão adequada e barata que busca recursos naturais. São estratégias de transição do interesse na economia, no desenvolvimento social e na melhoria da distribuição de renda, sem provocar o impacto ambiental.

Basicamente, a sustentabilidade econômica visa o presente para o futuro. Ocorre mudanças em todos os setores econômico – industriais, sem que haja mudança estrutural brusca, assim, provendo de mais modificações para o bem estar das gestões futuras.

Algumas ações são consideradas economicamente sustentáveis, como: a utilização de energias renováveis e fiscalização constante. Assim, evitam que outras empresas ou pessoas cometam crimes ambientais.

 Empresarial:

Empresas que se preocupam com a sustentabilidade, cuidam do planeta, se preocupam com a comunidade, com o meio ambiente, é sempre louvável aos olhos do público.

Porém, a sustentabilidade empresarial ainda não é um tema central. Em muitas dessas empresas, a ideia de sustentabilidade proporciona um aumento nos custos de operação e nos preços de venda, ocorrendo risco dos seus produtos não entrarem no mercado consumidor.

Contudo, devido as pressões feitas pelas autoridades e sociedade, aos poucos, essa visão é revertida e conscientizada. Além disso, com os produtos fabricados sem prejudicar o meio ambiente, as empresas passam a ser rotulada como uma empresa ecologicamente correta e isso funciona como uma campanha de marketing positiva para a marca.

A sustentabilidade nas empresas está também ligada à sustentabilidade econômica. São alcançadas através de uma gestão sustentável, ou seja, um modo que estimula novas alternativas que permitam a recuperação do capital financeiro, humano e natural da empresa.

Sustentabilidade no Brasil

Existem planos de sustentabilidade no Brasil que constituem orientação e posicionamento global sobre a estratégia de crescimento do país. É utilizado várias metas para a melhoria da saúde, das condições de vida e ao mesmo tempo reduzindo o impacto ambiental.

Dentre as estratégia, destacam-se:

  • Alimentação a longo prazo
  • Diminuição do consumo de energia
  • Garantia de produção industrial através de tecnologias ecologicamente viáveis
  • Controle da urbanização em campos e cidades menores
  • Limitação do crescimento populacional
  • Preservação de recursos naturais
  • Uso de fontes energéticas renováveis
  • Diminuição da poluição nos rios, terra e atmosfera

Com isso, a procura por produtos e serviços que seguem os padrões estabelecidos pelo conceito da sustentabilidade aumentaram cada vez mais.

A natureza e todos os recursos nela encontrado, são fontes primordiais para a vida humana. Com a ajuda da sustentabilidade, esses recursos se tornarão sempre preservados e conservado por muitas gerações.

Encontre publicações de diversos segmentos e nichos só aqui no portal Universo de Negócios!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *