Qual a importância do dólar para os empresários?

A flutuação do valor do dólar é uma variável muito importante para todos aqueles que se interessam por investimentos, ou que gostam de se manter atualizados sobre o cenário financeiro internacional. 

No entanto, por que entender como funcionam as variações dessa moeda é tão importante pro mercado de finanças? O que essas variações, positivas ou negativas, significam para os investidores e quais são suas causas? A seguir, você encontra algumas das informações mais importantes sobre o assunto.

A importância do dólar para os empresários

A atividade empresarial tem um impacto direto no valor de compra e venda do dólar, estando, consequentemente, relacionada com a importação e exportação de produtos. Quando a demanda por produtos internacionais – pagos em dólar – aumenta, a moeda passa por uma valorização. 

A cotação utilizada para tais transações é a do dólar comercial, cujo valor varia diversas vezes por dia de acordo com a demanda e oferta da moeda no mercado. As empresas, portanto, dependem dessa cotação para realizar compras no exterior e, no caso dos varejistas, para revender para o mercado nacional. 

Por que o dólar é uma moeda forte?

Antes do dólar reinar, a libra esterlina era considerada a moeda mais forte do mundo. Nessa época, os Estados Unidos ainda não contavam com um sistema financeiro confiável e apresentavam um alto grau de inadimplência quanto às dívidas internacionais.

Com o fortalecimento econômico do país norte-americano, o dólar se consolidou como uma âncora cambial. Esse processo se intensificou principalmente após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), quando os Estados Unidos financiaram a reconstrução do Japão e da Europa. 

Atualmente, a maioria dos países possuem reservas em dólares, o que torna o enfraquecimento da moeda um acontecimento bastante improvável. 

Como o dólar influencia os preços no Brasil

Produtos importados sofrem diretamente com as variações do dólar. Entre eles, destacam-se o bacalhau, o azeite e o trigo – matéria-prima para pães, massas e outros itens de consumo popular no Brasil. Esses produtos, por sua vez, também sofrem com a alta, chegando nos mercados a preços maiores que os praticados normalmente. 

Outra influência do dólar no mercado nacional está na contratação de serviços, como, por exemplo, os streamings de música e vídeos, que podem sofrer alterações de acordo com a alta da moeda. 

A alta do dólar, no entanto, favorece as exportações, que são comercializadas em valores mais competitivos no mercado internacional. 

Como funciona a cotação do dólar

A cotação da moeda é determinada de acordo com a taxa de câmbio, que é flexível e dependente de diversos fatores políticos e comerciais. Diariamente, o Banco Central divulga as taxas praticadas, mas elas são apenas uma diretriz, não uma obrigação. 

Existem três principais tipos de dólar a serem considerados: o comercial, o de turismo e o paralelo. Entenda melhor suas especificidades a seguir:

Dólar Comercial

A cotação para esse tipo de dólar está relacionada às importações e exportações de um país. Os valores de cotação são registrados e disponibilizados pelo Sisbacen e variam de acordo com a demanda e oferta do mercado. 

Dólar Turismo

Esse é o dólar usado por pessoas que utilizam dinheiro em espécie para viajar ou usam o cartão de crédito internacionalmente. Ele é mais caro que o dólar comercial, mas também sofre alterações diárias. Os valores de conversão também são disponibilizados pelo Sisbacen.

Dólar Paralelo 

Esse dólar é praticado fora dos meios oficiais e, hoje, é considerado ilegal. Ele foi criado durante a década de 1990, um período conturbado para a economia nacional devido ao congelamento das poupanças. 

O dólar paralelo é feito por casas de câmbio e doleiros não reconhecidos pelo Banco Central. O dinheiro comercializado nessas condições é, frequentemente, fruto da sonegação, do tráfico e da lavagem de dinheiro. 

Onde encontrar notícias sobre negócios

Estar atualizado é uma característica essencial do bom investidor. Por isso, contar com boas fontes de notícias é fundamental para o processo de tomada de decisão. 

Se você é um entusiasta do mundo financeiro, saiba que o Universo de Negócios é o lugar certo para encontrar todas as mais importantes notícias sobre o assunto. 

Mais que um replicador de notícias, o Universo de Negócios é um portal de divulgação que fornece informações relevantes sobre negócios, investimentos e o mercado financeiro como um todo. 

Encontre as notícias mais relevantes no Universo de Negócios

Se sua empresa quer publicar releases em um veículo de mídia confiável de forma rápida e segura, a fim de impulsionar suas vendas e visibilidade, conte com o serviço do Universo de Negócios. Nós garantimos a qualidade das publicações por meio de rigorosos processos de revisão de verificação de informações.

Avatar

Encontre publicações de diversos segmentos e nichos só aqui no portal Universo de Negócios!