Primeiro trimestre de 2021 teve um aumento de 83,7% na tentativa de fraude no e-commerce

Os fraudadores concentraram suas ações em produtos de maior valor agregado em 2021. Smartphones e eletrodomésticos destacam-se entre os alvos de criminosos. Quantia economizada por sistemas antifraude chega a R$ 679,2 milhões

Informações divulgadas em um relatório da ClearSale, empresa especializada em soluções antifraude, mostram que o primeiro trimestre de 2021 foi marcado por um aumento de 38,7% nas tentativas de fraude no e-commerce brasileiro. Os dados são referentes à comparação com o mesmo período do ano passado.

No total, foram mais de 600 mil tentativas de fraude, ainda que nem todas tenham sido bem-sucedidas. Sem o uso de soluções antifraude, o prejuízo teria sido de R$ 679,2 milhões, uma quantia 105,7% maior do que a registrada em 2020, quando foi registrado o valor de 330 milhões.

O aumento pode ser explicado pelo fato de que os fraudadores, em 2021, focaram seus esforços em produtos de maior valor. No ano passado, o tíquete médio dos produtos que tiveram fraude evitada foi de R$ 1.009 mil. Enquanto isso, neste ano, o valor registrado foi de R$ 1.130 mil. Já para fraudes bem-sucedidas também houve um aumento do tíquete médio, que subiu de R$ 455 para R$ 527, um aumento de 15,8%. 

De acordo com Omar Jarouche, diretor de Marketing e Soluções da ClearSale, os responsáveis por fraudes no e-commerce têm como maior objetivo revender os produtos conseguidos de maneira irregular, transformando-os em dinheiro. 

Dados da mesma pesquisa também apontam que dispositivos de tecnologia, como os smartphones, lideram o ranking de tentativas de fraude, respondendo por 8,63% dos itens de desejo dos criminosos. Logo em seguida, pode-se observar aparelhos de ar-condicionado (6,31%), eletrônicos no geral (5,48%), bebidas (5,27%) e alimentos (3,79%).

O que são soluções antifraude?

Soluções antifraude são serviços de tecnologia que procuram prevenir a ação maliciosa de golpistas, além de evitar ataques cibernéticos de diferentes tipos. Empresas que desejam prevenir a ação de fraudadores em seus comércios virtuais precisam de soluções antifraude de qualidade. Um dos recursos mais populares para evitar fraudes é o quiz antifraude, um método de detecção avançado capaz de registrar respostas e determinar o grau de risco de cada transação. 

Soluções do tipo beneficiam tanto a empresa quanto seus clientes, já que criam um ambiente de compra mais seguro e evitam prejuízos financeiros para ambas as partes. Especialistas afirmam que contar com tais mecanismos pode conferir mais credibilidade ao site de uma empresa e, consequentemente, ajudar com as vendas. 

Quais são as vantagens de soluções para evitar fraude no e-commerce?

De acordo com especialistas da área, recursos antifraude ajudam empresas a diminuir as chances de sofrerem com chargeback, ou seja, a devolução do valor ao cliente lesado pela ação dos fraudadores.

Além disso, sistemas como esses tornam possível a criação de bancos de dados com clientes de boa reputação, tornando a detecção de fraudes pelo sistema cada vez mais apurada. Rafael Albuquerque, CEO da Unitour, empresa especializada em segurança e soluções baseadas em dados, explica: “é importante reunir informações úteis e atuais sobre seus clientes para que seja possível realizar o contato sempre que necessário”.

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