Prancha abdominal: conheça os benefícios e variações

Em tempos de isolamento social, praticantes de exercícios físicos passaram a realizar atividades em casa, o que abre espaço para possíveis lesões. Veja como executar a prancha abdominal de forma correta e conte com a melhor clínica de fisioterapia para te ajudar.

O que é a prancha abdominal e por que investir nesse exercício?

A prancha abdominal, apesar de dar a entender que se trata de uma prática para fortalecimento apenas do abdômen, é, na verdade, um exercício completo, que trabalha a resistência e o ganho de força de todo o corpo, além de representar baixo risco de lesão.

A realização da prancha, quando de forma correta, é capaz de ativar todos os músculos de forma primária, além de tornar o corpo mais propenso a execução de outros exercícios, como afundo, agachamento e terra, justamente por fortalecer o core.

Benefícios da prancha

Melhora da musculatura e do desempenho corporal

A prancha é um exercício fundamental quando o assunto é trabalhar a musculatura do corpo, já que envolve todos os principais grupos musculares (reto abdominal, transverso abdominal, glúteos e músculo oblíquo).

EXERCÍCIO DE PRANCHA: DIMINUI O RISCO DE LESÕES

A prancha ajuda na construção dos músculos, e, podendo contar com um corpo mais forte, as chances de desenvolver lesões na coluna ou quadril diminuem significativamente.

Nesse sentido, fazer prancha diminui dores nas costas e garante um suporte mais firme para todo o corpo. 

Saiba mais: treinamento funcional iniciante

EXERCÍCIO DE PRANCHA: ACELERA O METABOLISMO

Assim como outros exercícios de fortalecimento, a prancha ajuda muito a acelerar o metabolismo, já que exige bastante esforço e queima mais calorias do que os abdominais tradicionais.

EXERCÍCIO DE PRANCHA: MELHORA A FLEXIBILIDADE

A flexibilidade do corpo também é estimulada durante a prancha. Nesse exercício, os grupos musculares tanto se expandem quanto se estendem, o que ajuda na flexibilidade em geral.

EXERCÍCIO DE PRANCHA: TRAZ BENEFÍCIOS MENTAIS

Os benefícios da prancha vão para além do físico. Realizar o exercício com frequência ajuda a fortalecer grupos musculares que contribuem para o alívio da tensão do corpo e do estresse. Ou seja, a prancha abdominal auxilia nessas questões e ajuda na liberação de hormônios que promovem o bem-estar (o que é intrínseco a todas as atividades físicas).

Como fazer prancha

Executar o exercício de prancha da maneira correta é muito fácil:

  1. A pessoa deve ficar de bruços e deixar os cotovelos e antebraços apoiados no chão, de forma que o cotovelo fique na mesma linha dos ombros;
  2. Em seguida, deve elevar todo o tronco, contraindo o abdômen, porém sem levantar ou abaixar demais o quadril;
  3. É preciso permanecer na prancha durante o tempo determinado pelo instrutor ou fisioterapeuta de confiança. Ao final, basta voltar à posição inicial.

Além da prancha de exercícios, saiba mais: treinamento funcional avançado

Avatar

Encontre publicações de diversos segmentos e nichos só aqui no portal Universo de Negócios!

Deixe uma resposta