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Persona e público-alvo: entenda a suas diferenças

Entenda a diferença entre persona e público-alvo e como esses dois conceitos podem contribuir em sua estratégia de marketing.

Esses dois conceitos são bastante utilizados no universo do marketing digital, e várias empresas fazem uso dos dois, gerando assim uma certa dúvida se existe ou não diferença entre os termos.

Toda empresa precisa conhecer seu possível cliente, por isso o marketing utiliza esses dois termos. Cada um deles possuem características próprias e aplicações que garantem o conhecimento desse cliente. Mas saiba que existe, sim, diferença entre os dois conceitos. Por isso, é preciso entender cada um deles para adotar o que for melhor para o seu ramo de negócio.

Entenda o que é público-alvo  

O público-alvo é uma grande quantidade de pessoas, ou seja, uma parte da sociedade para a qual os produtos e serviços fornecidos por sua instituição podem ser úteis. A definição desse público se dá por meio de características demográficas, socioeconômicas e econômicas. Esse normalmente é o primeiro passo adotado em uma campanha de marketing.

Para o sucesso dessa campanha, algumas informações dessa parcela da sociedade são importantes, como estado civil, formação, hábitos de compra, idade, profissão, dentre outras. Mas, devido aos novos hábitos de consumo e saturação de informações oferecidos diariamente, essa pesquisa vem caindo em desuso.

A definição do público-alvo vai lhe mostrar a porção da sociedade para a qual será focado o oferecimento de produtos e serviços, e, assim, aumentar as vendas. Com esse nicho devidamente definido, é possível ingressar de maneira adequada em novos mercados.

O uso do público-alvo gera benefícios, especialmente nas fases de criação de novos produtos que, antes, precisam ser estudados também nos mercados. Essa ferramenta funciona muito bem na fase inicial, pois não exige muitas pesquisas. Esse conceito também pode ser muito eficaz na hora de escolher o tipo de campanha e canais que serão mais efetivos para essa divulgação.

Entenda o que é a persona

Conforme a aplicação da definição de público-alvo foi caindo, devido à falta de detalhes, foi preciso estabelecer uma outra estratégia que tornasse possível identificar os clientes. Com isso, entra a persona.

Persona é um perfil ou retrato do cliente ideal para sua empresa. Nesse perfil, estarão presentes toda as características do melhor cliente que sua empresa poderia ter. O objetivo da criação de uma persona é compreender melhor a necessidade do seu possível cliente, tornando possível a melhoria das estratégias de marketing. Com isso, o marketing cria uma conexão com o cliente e elabora um plano focado e eficiente.

A definição de personas não é algo simples, e exige muito trabalho, o mais detalhado possível e com muitas pesquisas. Isso tudo é para que a empresa entenda também as características subjetivas dos clientes, como suas dificuldades, seus sonhos, dentre outras coisas da vida pessoal de cada um.

Essas informações contribuem para uma estratégia mais precisa de ação, fazendo ações que atendem de maneira certeira os anseios de cada cliente.

A persona pode ser utilizada em todas as etapas do marketing do produto ou serviço. Com o direcionamento preciso para a equipe de marketing, os resultados podem ser melhorados em vários setores, como na criação de conteúdo, na escolha de meios de comunicação, momento certo de ofertar o produto, assuntos abordados, uso correto das redes sociais, adequação da linguagem usada, entre outros.  

A persona é muito útil também para a estratégia digital. Com a criação de uma persona, é possível elaborar estratégias certeiras e eficazes, pois é uma personificação de um cliente ideal, que tem receios e sonhos, apresenta necessidades, realiza pesquisas frequentes nos mecanismos de busca, dentre outras informações que facilitam na formação da estratégia de marketing.

A diferença entre persona e público-alvo

É evidente a importância que esses dois conceitos apresentam em diferentes etapas do marketing. O público-alvo é algo mais abrangente, e não se prende a muitos detalhes, diferente da persona, que traz consigo um nível de detalhes elevado na criação de um cliente ideal, resultando na empatia desenvolvida entre o marketing da empresa e os clientes. Através disso, a linguagem e as abordagens das campanhas atendem perfeitamente às expectativas dos possíveis clientes.

Veja também: Press Kit para influenciadores: uma estratégia de marketing

Publique releases por meio de um divulgador de notícias

A persona é uma etapa do marketing muito importante, e estabelecê-la em um release gera resultados positivos. Quando se têm definido quem será alcançado pelo texto, a linguagem é desenvolvida de maneira correta e focada.

O Universo de Negócios é um divulgador de notícias que busca publicar diversos conteúdos, que vêm se mostrando relevantes aos leitores.

Identifique uma persona e elabore releases para serem publicados por meio de um divulgador de notícias. Ao acessar o site, é possível navegar por conteúdos que irão contribuir para o seu crescimento intelectual.

Saiba mais: PALAVRA-CHAVE CERTA / PAUTA PARA O JORNALISTA / SITE DE LINK BUILDING