Moda consciente e sustentável: como se tornar um consumidor consciente?

Por trás de toda peça de roupa, há a história de sua produção. Quando o processo é realizado em massa, visando atender à enorme demanda de consumo, sua história é permeada por resíduos químicos e danos ao meio-ambiente, além de exploração e violação de direitos trabalhistas. A moda consciente e a moda sustentável surgem para questionar o tipo de processo existente atualmente. 

Os termos “moda consciente” e “moda sustentável” são comumentes usados como sinônimos, mas eles não são exatamente iguais. Existem diferenças entre as duas vertentes, embora ambas questionem a produção e prejuízos oriundos da fast fashion. 

A moda consciente é uma vertente que está mais relacionada ao comportamento dos consumidores na hora de realizar suas compras. Seu principal objetivo é fazer com que as pessoas consumam de maneira mais consciente, importando-se não apenas com a aquisição de uma nova peça, mas também com a sua produção, o seu tempo de uso e com o seu descarte.

Como tornar-se um consumidor consciente?

O consumo consciente acontece quando o consumidor transforma sua maneira de consumir um produto, pensando nos impactos ambientais e também sociais que ele poderá gerar futuramente. A moda consciente faz o consumidor questionar o processo de produção em massa. 

A mudança de hábitos não é simples e trata-se de um processo que precisa ser trabalhado ao poucos e constantemente. No entanto, existe uma fórmula que pode facilitar a mudança na forma de consumir no dia a dia: é a chamada “hierarquia das necessidades”. Algumas frases podem ajudar na hora da decisão, são elas: 

  • Antes de comprar uma nova peça, pergunte-se: você realmente precisa dela? Quantas vezes pretende usá-la?
  • Questione a respeito da produção da peça, não somente sobre os insumos, mas também sobre quem confeccionou e se houve envolvimento de trabalho infantil ou escravo.
  • Tenha certeza que se trata de uma peça de qualidade, que pode ser usada por muitos anos, retardando o seu descarte.
  • Pense se, ao invés de comprar, você pode conseguir emprestado com alguém ou até mesmo fazer o aluguel dessa peça.
  • Priorize peças vendidas em brechó, muitas estão em perfeito estado e ainda poderão ser usadas por muito tempo.

A última opção do consumo consciente sempre será a aquisição de um produto novo. Por isso, é muito importante analisar se a compra é realmente necessária ou se será somente uma peça a mais. Logicamente, em situações específicas, comprar uma peça nova faz muito sentido. Por exemplo, a compra de uma peça de qualidade que vai durar anos, peças customizadas (ou sob encomenda), até mesmo peças que possuam um significado emocional. 

Diferença entre moda consciente e moda sustentável 

A moda sustentável tem relação com a forma que os produtos da moda são produzidos, o processo de produção. Ela busca usar métodos de produção que impactem o meio ambiente minimamente. A moda sustentável é o resultado de uma busca constante da indústria por alternativas que possam conservar o ambiente em que vivemos, e a participação do consumidores nessa jornada é muito importante. 

A moda consciente, por sua vez, está mais relacionada aos consumidores, sua preocupação com o meio ambiente e as questões sociais que a produção em massa envolve. Com consumidores mais conscientes, produtos feitos com materiais recicláveis e sustentáveis são mais vendidos, e a qualidade e durabilidade da peça passa a ser um fator decisivo para a compra. Além da indústria da moda minimizar os efeitos negativos em suas indústrias têxteis, o consumidor pode influenciar, com seu poder de escolha, a produção de peças mais sustentáveis e com maior tempo de duração.

Conheça mais sobre moda no Universo de Negócios

O Universo de Negócios é uma plataforma responsável por divulgar materiais relevantes sobre as mais diversas áreas do comércio, indústria, moda e negócios no geral.

 

Navegue pelo site para ter mais informações sobre a publicação de conteúdo relevante em um divulgador de notícias.

Avatar

Encontre publicações de diversos segmentos e nichos só aqui no portal Universo de Negócios!