Mesmo com a pandemia, e-commerce já é 48% maior em comparação aos meses de janeiro a abril de 2019

Os números do e-commerce no Brasil cresceram de forma acentuada nos primeiros meses do ano, o que indica que a pandemia da covid-19 incentivou o consumidor a migrar para o varejo online.

De acordo com pesquisa feita na 41ª edição do Webshoppers, o relatório sobre e-commerce mais abrangente do Brasil, realizado todos os semestres pela Ebit|Nielsen, os dados deste ano, em comparação com 2019, mostram o quanto a quarentena já influenciou no crescimento do comércio digital entre março e abril. Comparado ao mesmo período do ano anterior, houve aumento de mais de 48%. Já na análise de dados pré e pós-covid (entre fevereiro e março), o crescimento foi de mais de 14%.

Faturamento do e-commerce em 2019 ultrapassou R$ 60 bilhões

No acumulado de 2019, o faturamento com compras via e-commerce ultrapassou os R$ 60 bilhões, totalizando 148 milhões de pedidos. Já em 2020, entre janeiro e final de abril, o segmento já alcançou 32% dos resultados obtidos em todo o ano de 2019. Em termos gerais, na comparação entre 2018 e 2019, os dados já foram bem promissores: o e-commerce cresceu mais de 16%, totalizando R$ 61,9 bilhões, o que representa crescimento de 21% no número de pedidos. Tal crescimento deu-se em conjunto com uma maior parcela de consumidores online. A chegada de novos consumidores teve alta de 9% entre 2018 e 2019, ou seja, foram 10,7 milhões de pessoas fazendo suas primeiras compras pela internet.

Vantagens e desafios do e-commerce

É visível que o e-commerce representa diversas vantagens para os varejistas, mas também conta com alguns desafios que precisam ser trabalhados por quem almeja ter sucesso no comércio online.

Vantagens

 

  • Múltiplas possibilidades e dinamismo de vendas

 

Duas das principais vantagens no e-commerce são as múltiplas possibilidades e o dinamismo de vendas. Por se tratar de um ambiente digital, é possível criar uma loja do zero sem muito esforço. Basta um bom design e algum empenho para começar.

Além disso, estando no ar, a loja pode operar vendas de forma ininterrupta, ou seja, o administrador pode faturar com vendas enquanto dorme, descansa ou viaja, pois o e-commerce funciona 24 horas, 7 dias por semana.

 

  • Baixo custo em comparação às lojas físicas

 

Abrir uma loja em espaço físico demanda muitos gastos, podendo ser um negócio extremamente caro. Um e-commerce, por outro lado, pode comprar um domínio e uma hospedagem de site por valor muito aquém do que gastaria caso optasse pelo negócio físico.

Desafios

 

  • Concorrência feroz

 

Um dos maiores desafios de um e-commerce é lidar com a grande concorrência. Atualmente, há milhares de sites comercializando todos os segmentos de produtos pela internet. Ou seja, uma nova loja pode ter que enfrentar obstáculos até conquistar clientes fiéis.

 

  • Problemas técnicos

 

Em algum momento, é certo que o site apresentará um problema técnico e, ao contrário do que ocorre em um ambiente físico, no e-commerce, as panes significam interrupção total de vendas e perda de confiança por parte do consumidor.

Mais performance para e-commerce: consultoria online ajuda a otimizar lucros

A pandemia trouxe maior visibilidade ao e-commerce, contudo, diante de uma concorrência cada dia mais agressiva, é preciso investir em métodos para melhorar a performance e aumentar as vendas.

A we.digi é uma empresa que tem como principal objetivo entregar performance descomplicada aos clientes. Por meio de seus serviços e consultorias online, a equipe da we.digi traça o melhor diagnóstico do e-commerce para identificar o que é preciso ser feito para aumentar as conversões.

Ao navegar pelo site, é possível conhecer mais sobre a we.digi e seus serviços para otimização de desempenho.

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