Intensas dores de dente na gravidez podem ser prejudiciais para saúde do bebê

Durante o período da gestação, o corpo da mulher passa por diversas mudanças, e nem todas são muito agradáveis, algumas gestantes podem até mesmo sentir dor de dente na gravidez. Contudo, isso não significa que o tratamento deva ocorrer somente após o parto, pelo contrário, deve-se iniciar imediatamente, isso para não prejudicar o bebê. 

A dor de dente é um sinal de que algo com a saúde bucal está errado, por essa razão, é de suma importância que esse fator seja levando em consideração. Ao notar qualquer incômodo nos dentes, é necessário que a gestante procure um dentista.

Importante ressaltar que, diante da dor de dente, cabe à grávida solicitar ao dentista uma avaliação mais precisa, independente de o período de gestação ser de semanas ou meses. Outro fator muito importante é a medicação, que nunca deve ser ministrada por conta própria.

O que pode provocar a dor de dente na gestação?

Segundo a odontopediatra e professora da Escola de Aperfeiçoamento Profissional da APCD (Associação Paulista de Cirurgiões Dentista), as mudanças hormonais decorrentes do processo da gestação fazem com que as gengivas fiquem mais sensíveis, o que contribui para o inchaço, possíveis sangramentos e o crescimento do tártaro.

Isso acontece porque algumas mães não dão ênfase ao primeiro incômodo e acabam deixando de lado, o que facilita a evolução do problema, tomando-o cada vez mais grave, colocando em risco não só a saúde bucal da gestante, mas também a do bebê.

Segundo a especialista, as bactérias já alojadas no corpo em virtude dos problemas com a saúde bucal, como as cáries, gengivites, sangramentos e outros, correm o risco de afetar o bebê. O processo ocorre por meio do sistema circulatório, podendo as bactérias fixarem-se no tecido que protege a criança dentro do útero. 

De acordo com o Conselho Federal de Odontologia (CFO), o ideal é que as gestantes, ao iniciarem o pré-natal, tenham inclusos todos os cuidados odontológicos, já que existem casos de diversas situações de saúde bucal em estágio de gravidade nos quais é necessário saber qual o melhor meio para tratar sem afetar o bebê.

Quanto ao tratamento, a odontopediatra da APCD afirma que a limpeza dos dentes deve acontecer frequentemente, pois é essencial durante e após a gestação. Assim como os cuidados com as possíveis lesões de cáries simples, o dentista pode fazer a restauração sem fazer uso de anestésicos.

Para amenizar a dor, é primordial procurar ajuda de um profissional ao sentir o primeiro incômodo nos dentes, e, principalmente, nunca se automedicar. Lembre-se que somente o dentista está apto a solicitar exames para diagnosticar a causa do problema e somente ele pode prescrever remédios. 

Os profissionais de odontologia, além de ter todo o conhecimento sobre a sua área, devem estar sempre atentos às novas tendências do mercado para ofertar aos seus pacientes atendimento seguro e de qualidade. Esse cuidado começa pelos equipamentos para exercer a profissão, uma vez que devem transmitir total segurança durante os procedimentos. Aparelhos de qualidade podem ser encontrados em empresa de tradição, como a I9 Equipamentos. 

A I9 Equipamentos comercializa diversos aparatos odontológicos, como a Cadeira Gnatus e o Laser DMC, para donos de clínicas, B2B, pessoa física e jurídica. A empresa atende desde clínicas que estão começando do zero, até estabelecimentos já consolidados no mercado, e conta com soluções que permitem aumentar a qualidade dos consultórios e clínicas de odontologia.

Publique seu trabalho através de portal para divulgação de releases

O Universo de Negócios é um portal para publicar releases, por meio do qual é possível divulgar conteúdos relevantes sobre comércio, indústria, economia, entre outros.
Navegue pelo site para saber mais informações sobre o portal que divulga releases.

Avatar

Encontre publicações de diversos segmentos e nichos só aqui no portal Universo de Negócios!

Deixe uma resposta