Insatisfação com o trabalho aumenta por falta de oportunidade

Os trabalhadores brasileiros estão desmotivados por conta da falta de oportunidade no mercado e a desvalorização por parte das organizações. Essa insatisfação, de acordo com os dados divulgados, ocorreu nos primeiros três meses de 2018.

Os resultados estão presentes no Índice Sodexo de Qualidade de Vida, criado pela empresa de benefícios. O estudo registrou 4.482 devolutivas de pessoas empregadas, de julho a setembro, para estimar a percepção deles relacionada ao trabalho no período.

Os dados apontam que os resultados vão de 0 a 10, ficaram em 6,22% nos mesmos meses. Já em relação ao trimestre do ano de 2017, o índice teve uma queda de 16%. Enquanto que, no segundo trimestre de 2018, houve um crescimento de uma média de 5%. Contudo, os índices dos três primeiros meses deste ano se mostram menores que os dos registrados em 2017.

Os resultados relacionados ao crescimento envolvem chances de uma colocação melhor na atual empresa quanto às expectativas do mercado de trabalho de modo geral. Nos três primeiros meses, o grau de satisfação desses dois fatores sofreu uma queda de 21%, comparada ao mesmo período de 2017, segundo Fernando Cosenza, vice-presidente de Marketing da Sodexo Benefícios e Incentivos.

Estudos realizados mostram dados importantes sobre o crescimento e oportunidade no atual empregador

Segundo os dados, Fernando que imputa o resultado à situação, até então indefinida dentro de um período antes da eleição, fazendo com as organizações segurassem os investimentos. O aumento na insatisfação levantado pelo estudo ocorreu no mesmo período em que a taxa de desemprego baixou de 12,4% para 11,9%, de acordo com o IBGE.

O levantamento ainda mostra que o índice do Sodexo estuda seis pontos. Sendo eles: eficiência da facilidade das ferramentas à disposição para o trabalho (6,2) e ambiente físico (6,61) mostram os melhores resultados no terceiro trimestre, na sequência, interação social (6,59), que engloba a relação entre os colaboradores e tratamento por parte dos gestores, saúde e bem-estar (6,3). Avanço profissional (5,86) e reconhecimento (5,58).

De modo geral, os profissionais do sexo masculino afirmam estarem mais satisfeitos do que as mulheres, já quanto ao ramo de atuação que os colaboradores se referem é o RH, enquanto os setores de produção apresentam um índice menor entre as preferências dos funcionários.

A importância das empresas em valorizar seus colaboradores pelo trabalho desenvolvido

Reconhecer o talento dos colaboradores pode ser, para muitas empresas, o caminho para alcançar o sucesso, entre outros objetivos. A valorização está atrelada à motivação; quando esses dois fatores caminham em conjunto, os profissionais geram mais resultados para as organizações.

Todo colaborador que se sente valorizado e realizado em seu ambiente de trabalho tem uma produtividade maior e se torna mais criativo, além de motivar outros colegas de trabalho. Por esse motivo, é importante que as empresas, ao perceberem que seus colaboradores desempenharam suas tarefas com grande excelência, o ideal é parabenizá-los sempre. Dessa forma, torná-los totalmente gratos e satisfeitos por fazerem parte da sua equipe.

O Universo de Negócios é um portal que trabalha como divulgador de notícia. A empresa está sempre buscando as notícias mais importantes e sempre com o objetivo de manter todos os seus usuários sempre bem informados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *