Franquias de comidas saudáveis se mostram como tendência no setor alimentício

Quando o assunto envolve a alimentação, é possível notar o quanto o consumidor tem se preocupado, cada dia mais, com os hábitos alimentares nos últimos tempos, e isso tem acontecido no mundo inteiro. A preocupação com a saúde é o principal motivo que tem levado muitos consumidores a optarem por alimentos mais saudáveis. 

Com tamanha mudança, o setor de alimentos ficou mais aquecido, abrindo portas para novos negócios a nível mundial. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), o mercado brasileiro de alimentos registrou um faturamento de R$656 bilhões no ano de 2018, a entidade afirma que o resultado disso se mostra em um aumento de 2,8% em comparação a 2017 e 9,6% do PIB.

A instituição ainda aponta que o setor de varejo de alimentação fora de casa teve um crescimento de 4,3%, e afirma que as expectativas desse avanço se repetir em 2019 são grandes. Sendo assim, percebe-se que o setor de alimentos segue crescendo com assiduidade, principalmente o segmento de alimentação saudável. 

Pesquisa aponta o quanto o consumidor é criterioso ao optar por alimentos saudáveis

De acordo com uma publicação feita pela Brasil Food Trends, os consumidores atualmente levam em consideração vários critérios importantes ao decidirem passar a consumir alimentos saudáveis. 

De acordo com entidade, dentre os mais importantes podem ser citados: a praticidade, com 34% das pessoas entrevistadas; a confiança na marca e qualidade, com 23%; o sabor, também com 23%; e, por último, mas ainda assim relevante, o fator que se refere à garantia de saúde e bem-estar, com 21%. 

O levantamento aponta que 1 a cada 5 pessoas afirma o quanto o alimento que por ela será consumido é saudável. Mesmo diante desse apontamento, boa parte delas se depara com uma limitação em relação aos tipos de saladas em cardápios de estabelecimentos tradicionais. 

A busca por alimentos naturais tem sido constante por parte do consumidor, e, dentre eles, os orgânicos livres de intervenções químicas é uma tendência preferida pelos consumidores que almejam garantir a qualidade de vida por meio do consumo de produtos livres de aditivos químicos. 

Já no meio empreendedor, esses alimentos vêm garantindo lugar de destaque, como os cereais, arroz integral, quinoa, grãos e sementes de linhaça. Hoje, esses produtos ganharam espaço na mesa de grande parte dos brasileiros. 

Com a mudança de hábitos alimentares dos brasileiros, é importante que os donos de restaurantes e outros estabelecimentos estejam preparados para as novas tendências e alternativas, tanto em seus pratos, quanto no destaque que esses diferenciais merecem nos cardápios. Outro fator a ser considerado é a infraestrutura, assim como a qualidade dos alimentos que serão servidos aos seus clientes.

É importante ressaltar que todo estabelecimento do setor de alimentação deve procurar ofertar aos consumidores o melhor serviço, independente de ser um restaurante, food truck, lanchonete ou outros serviços mais informais. Assim como devem ter cardápios funcionais que possam ofertar os seus pratos da maneira mais cativante possível. 

A Menuart é uma empresa que está no mercado há mais de 20 anos e conta com uma linha de produtos de comunicação visual para os mais diversificados estabelecimentos. 

A instituição tem como objetivo oferecer aos seus clientes sempre o melhor atendimento, disponibilizando soluções que agregam a criatividade e a eficácia por meio do uso da mais alta tecnologia, o que torna os seus cardápios exclusivos.

Avatar

Encontre publicações de diversos segmentos e nichos só aqui no portal Universo de Negócios!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *