Fisioterapia no pré-operatório pode auxiliar nos resultados de uma cirurgia na coluna

O tratamento das doenças que atingem a coluna envolve o trabalho de vários profissionais, como a equipe médica, os enfermeiros, os fisioterapeutas, entre outros, caso seja necessário. 

A Lindback em conjunto com a Cols divulgou um estudo no ano passado no qual a intenção era ter a certeza de que a fisioterapia pré-operatória pode contribuir positivamente para os resultados de uma cirurgia de coluna.  

A proposta desse levantamento é saber o quanto a fisioterapia pode ajudar, tanto a função da coluna, quanto a dor e a saúde de pessoas que sofrem de doenças degenerativa envolvendo essa parte do corpo, principalmente aquelas encaminhadas para cirurgia. 

Os dados mostram que os pesquisadores acompanharam 197 pacientes. Dentre eles, estavam indivíduos com indicação cirúrgica de hérnia de disco, espondilolistese, além de outras condições afins, com idade entre 25 a 80 anos. 

Segundo o estudo, os pacientes foram randomizados em dois grupos, sendo eles: os que fizeram fisioterapia pré-cirúrgica e aqueles que foram somente orientados, mas não fizeram a fisioterapia. A avaliação e o acompanhamento tiveram durabilidade de um ano, sendo divididos em pré-cirurgia, 3 meses e 12 meses após a cirurgia.

Forma de tratamento incluída pelo programa

Com o objetivo de oferecer a esses pacientes uma garantia de melhora nesse tipo de tratamento, o programa pré-operatório incluiu a fisioterapia conforme classificação embasada em tratamento (TBC), o que envolve diversos exercícios específicos, desde mobilização da coluna a atividades físicas de controle motor e tração.

Foi incluso também o projeto de exercícios gerais sob medida, a abordagem comportamental para reduzir a insegurança e o medo do paciente, além de promover nele o avanço de percentual de atividades. 

Importância de buscar uma clínica especializada em fisioterapia no caso de alguma dor ou problema envolvendo a coluna 

O objetivo da fisioterapia é ajudar na prevenção de doenças e reabilitação de pacientes que estão por algum motivo em fase de recuperação após um tratamento, até mesmo pós-cirúrgico. 

Atualmente, a fisioterapia vem sendo uma grande aliada em diversas áreas como:

– Fisioterapia desportiva;

– Fisioterapia do trabalho;

– Ortopedia e traumatismo;

– Neurofuncional;

– Pilates;

– Acupuntura;

– Terapia intensiva;

O fisioterapeuta utiliza-se de diversas técnicas para que o tratamento tenha resultados positivos, tanto para o profissional que vai realizar os procedimentos, como para o paciente. Dentre as principais técnicas utilizadas por esses profissionais estão a terapia por meio de exercícios, recursos físicos, entre outras. 

Somente esse profissional está habilitado a identificar a intensidade das lesões e definir qual é a melhor forma de tratamento, podendo ser um processo de tratamento no qual é possível amenizar a condição ou mesmo conseguir a cura definitiva. 

Os especialistas alertam: no caso de a pessoa sentir qualquer desconforto relacionado a dor ou sequelas envolvendo problemas de coluna e outras partes do corpo humano, buscar sempre uma clínica que conte com profissionais habilitados e capacitados no assunto para, então, conseguir obter sucesso no tratamento do problema em questão. 

A SM Care é uma clínica especializada em fisioterapia para coluna e conta com diversos serviços e prevenções de lesões. A empresa conta com profissionais capacitados e habilitados em diferentes técnicas e especialidades terapêuticas para realizar os melhores tratamentos de fisioterapia.

Avatar

Encontre publicações de diversos segmentos e nichos só aqui no portal Universo de Negócios!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *