Feira mundial de vinhos leva mais de 370 produtores portugueses

Com apenas três dias de negócios, a ProWein 2018, a maior feira mundial de vinhos e bebidas destiladas, reuniu os mais importantes profissionais da vitivinicultura, produtores e enólogos, traders e sommeliers e jornalistas especialistas dos maiores veículos da mídia internacional.

A 25ª edição da ProWein, que ocorreu no pavilhão de exposições da cidade de Düsseldorf, na Alemanha, entre os dias 17 e 20 de março, foi a maior de todas as edições. Foram mais de 6.500 expositores, e mais de 60 mil visitantes oriundos de mais de 60 países.

A participação de Portugal

Com mais de 370 de produtores de vinho, Portugal teve participação histórica na ProWein 2018. Os grandes viticultores portugueses proporcionaram para a Alemanha e para seus visitantes cosmopolitas a oportunidade de degustar os melhores vinhos das terras portuguesas. Durante sua participação na exposição, Portugal contribuiu com seminários e com oradores de renome internacional, dirigidos para profissionais da área, da gastronomia e para jornalistas internacionais.

Os visitantes da ProWein 2018 tiveram a oportunidade de provar cerca de 80 rótulos selecionados, com prêmios internacionais, como os melhores Vinhos do Porto e os melhores Vinhos Verdes, além de outros representantes das várias regiões vitivinícolas portuguesa, como as regiões do Alentejo e da Bairrada.

Na programação dos seminários promovidos pela ViniPortugal, os preletores desenvolveram temas relativos à harmonização da boa gastronomia com vinhos portugueses, em que foram apresentando sugestões de combinação com diferentes pratos internacionalmente consagrados. Houve grande destaque para um seminário sobre a sustentabilidade na produção dos vinhos portugueses – inovando as tradições, um tema fundamental que tratou da preservação das castas autóctones.

Portugal foi o sexto colocado em quantidades de amostras durante a 25ª ProWein, e esteve entre os dez países mais procurados durante a exposição. Um estudo realizado durante a feira evidenciou o interesse de cerca de 300 especialistas do setor, provenientes de mais de 40 países, em incluir vinhos de Portugal em suas prateleiras.

Sob o mesmo estudo, Portugal ocupava o quarto posto nas opções dos jornalistas internacionais, apenas atrás de Alemanha, Espanha e Itália.

De acordo com os dados do Instituto da Vinha e do Vinho (IVV), a Alemanha constitui o 6º maior mercado de destino em valores. Em termos de estrutura, por sua vez, em cada uma das categorias dos vinhos exportados, o vinho DOP representa a maior fatia de exportação de Portugal para a Alemanha (53%), seguido de perto pelos Vinhos Licorosos com DOP – Porto e Madeira (28%).

A Eno Gourmet Premium

O resultado da participação dos vinhos portugueses na ProWein, em Düsseldorf, representou a consolidação da qualidade e das características extraordinárias. Portugal é produtor de uma grande variedade de vinhos encorpados e equilibrados, com sabores e aromas marcantes.

Mesmo que você não tenha tido o privilégio de ir à ProWein, você pode receber no conforto de sua casa os melhores vinhos das terras portuguesas, basta acessar o portal virtual da Eno Gourmet Premium.

A Eno Gourmet Premium é uma empresa portuguesa cuja vocação é a comercialização de produtos portugueses, especialmente de vinhos. Sua missão é promover a satisfação de seus clientes através do fornecimento de bons produtos alimentares de origem portuguesa.

POsts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *