Estudo mostra que conteúdos relevantes e integrados fortalecem campanhas multimídia

Conteúdos adaptados para diferentes canais, quando devidamente integrados, apresentam resultados muito melhores em campanhas multimídia. Isso foi o que concluiu a Kantar Millward Brown, em sua pesquisa AdReaction – A arte da integração, realizada no ano de 2018.

São vários os insights que foram obtidos na pesquisa, com destaque para uma eficiência 57% maior das campanhas com conteúdos devidamente adaptados para cada um dos canais de comunicação, em comparação àquelas que não contam com nenhuma integração.

A pesquisa também indicou que 84% dos brasileiros já conseguem identificar a presença de publicidade em mais canais do que há 3 anos, o que foi considerado algo  positivo por eles: 45% deles afirmaram que isso ajuda a se lembrar da marca.

Foram cinco princípios fundamentais adotados para a realização dessa pesquisa: integração, ideia, criatividade, canais e customização.

 

Aspectos determinantes para o impacto de marca de campanhas multicanais

Combinar uma série de elementos criativos, desde a presença de celebridades até o uso do mesmo logo e de hashtags ajudam a aumentar o impacto das campanhas.

Porém, algo que deve ser observado é a percepção dos profissionais de marketing e dos consumidores: enquanto 89% dos profissionais afirmam desenvolver campanhas que integrem diversos canais, 76% dos brasileiros percebem essa integração.

Ao olhar para a questão sob a esfera global, os dados são ainda mais alarmantes, já que só 58% dos consumidores conseguem compreendê-la.

Também é fundamental ter uma ideia que acompanhe toda a campanha, que servirá como uma plataforma para o seu desenvolvimento. Quando a ideia central é forte, a eficiência das campanhas é 64% maior, ainda mais no que tange à associação de imagem, em comparação às campanhas que não possuem uma ideia muito bem definida.

A incorporação de elementos criativos em todas as mídias também é fundamental. O estudo mostrou que os consumidores tendem a se agradar das partes individuais de uma campanha na mesma proporção em que se agradam dela como um todo, ou seja, cada ação criativa conta para o resultado final, que é um levantamento da imagem da empresa.

Todas as mídias e plataformas podem ser usadas para a construção de uma marca, desde que seja feito um planejamento específico para cada uma delas. Assim, será possível se aproveitar do que há de melhor e ter resultados ainda mais significativos.

Por fim, destaca-se a importância de customizar as peças de publicidade para cada mídia. Campanhas que tenham pelo menos quatro canais, todos integrados e customizados, se mostraram 26% mais eficientes no reconhecimento da marca.

Mesmo que todas as mídias sejam benéficas, foi possível perceber, com a pesquisa, que TV e vídeos online são as que trabalharam melhor para a marca, quando integrados corretamente e com a customização das ações criativas.

 

Integração de conteúdos garante muito mais eficiência nas campanhas

Fica evidente que integrar os conteúdos nas diferentes plataformas e canais é fundamental para as estratégias de Marketing e Publicidade de uma empresa. Essa é uma tendência que deve crescer cada vez mais.

O Universo de Negócios é um excelente portal para a divulgação de conteúdos. Através de uma estratégia de marketing de conteúdo que alie portais, mídias sociais e plataformas de compartilhamento de vídeos, entre outros canais, é certo que todas as ações de Marketing se mostrarão ainda mais eficientes.

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