Entenda tudo sobre a moeda yuan

O yuan, também é conhecido como renminbi, é a moeda utilizada na República Popular da China. Com a ascensão econômica do terceiro maior país do mundo, sua moeda se tornou um tópico de interesse mundial. 

A seguir, falaremos um pouco sobre as principais características do yuan e como sua performance, que é cuidadosamente controlada pelo governo chinês, afeta outras moedas e o comércio internacional. 

Aproveite para saber tudo sobre a moeda Chinesa.

Características do yuan

O yuan é uma unidade básica de renminbi. Em território chinês, é possível encontrar notas de diferentes valores de yuan, sendo elas 1, 5, 10, 20, 50 e 100. Também é comum encontrar notas de 1, 5 e 10 jiao – a unidade decimal de um yuan. 

A maior parte das transações comerciais cotidianas na China são pagas com o dinheiro em espécie, e o pagamento com cartões é exceção, já que muitas bandeiras internacionalmente populares não estão disponíveis no país. 

Qual é a diferença entre o yuan e renminbi?

Quando se acompanha as flutuações do mercado financeiro, é comum que surjam dúvidas sobre as moedas de alguns países. A moeda da China é referenciada de duas principais maneiras: renminbi ou yuan. 

O renminbi é a moeda oficial chinesa, mas o yuan é a unidade de conta pela qual todas as transações são niveladas. Para tornar mais claro, vejamos o exemplo do Reino Unido: lá, a moeda oficial é a libra esterlina – ou sterling –, mas, em todas as transações, a unidade de conta utilizada é a libra, ou o pound.

Quando se trata da valorização da moeda, podemos dizer, por exemplo, que o renminbi passou por uma valorização, mas o yuan não. Seguindo a mesma lógica, podemos dizer que o preço de determinado item é de 20 yuans, não 20 renminbi. 

Porque o yuan vale menos que o real?

O yuan é uma moeda pouco valorizada para que as transações comerciais de exportação sejam realizadas com tarifas mais baratas.

Essa desvalorização, no entanto, nem sempre é vantajosa para o Brasil. Como uma das principais parceiras econômicas do País, a China tem um papel crucial em nosso crescimento econômico, principalmente no que diz respeito à exportação de commodities

A desvalorização do yuan freou o crescimento da economia, uma vez que essas transações passaram a ter seus preços bastante reduzidos. 

Como a desvalorização do yuan afeta o dólar?

O maior e principal motivo pelo qual o governo chinês vê como vantajosa a desvalorização do yuan em relação ao dólar é bastante simples: valorização dos produtos exportados da China. 

Com uma moeda mais fraca, seus produtos ficam mais baratos e podem entrar em mercados de diferentes países principalmente os latino-americanos de maneira mais competitiva. 

Apesar disso, cada vez que o yuan é desvalorizado, o dólar se torna uma moeda mais forte. Isso ocorre porque investidores passam a recorrer à moeda americana em busca de mais estabilidade em seus investimentos. 

Onde encontrar o yuan? 

A China, ao contrário de outros destinos turísticos, não conta com uma extensa gama de casas de câmbio. Por isso, o lugar mais popular para realizar trocas de moedas é nos próprios bancos ou hotéis. 

Para aqueles que desejam visitar a China, é recomendado que a troca de moedas seja feita ainda no Brasil, seja ela de reais para yuans ou de dólares para yuans. A troca da moeda americana pela chinesa pode ser feita já na China, se necessário. 

Uma prática pouco recomendada, no entanto, é a de trocar reais por yuans já em território chinês. Isso ocorre porque bancos chineses, usualmente, não dispõem de grandes quantias de real, fazendo com que as taxas de câmbio não sejam das mais vantajosas. 

Mantenha-se por dentro de todas as notícias sobre o mundo dos negócios

O Universo de Negócios é um agregador de notícias muito útil para acompanhar informações sobre os mais variados setores da economia, desde o ramo da saúde, viagens e, claro, o mercado financeiro.

Manter seu público atualizado com as principais notícias é uma ótima estratégia de Marketing, afinal, criar conteúdo de qualidade é uma das mais efetivas maneiras de manter a sua marca relevante. A sua empresa pode fazer isso ao publicar releases, por exemplo. 

O Universo de Negócios também pode te ajudar com isso, oferecendo o amparo de uma equipe altamente especializada para cuidar de conteúdos como releases desde a sua idealização até a publicação.

Acesse nosso site e descubra como podemos ajudar a sua empresa a publicar releases de qualidade e sem burocracias. 

Avatar

Encontre publicações de diversos segmentos e nichos só aqui no portal Universo de Negócios!