Entenda o que é circuit breaker

Entenda o que é circuit breaker, quando é utilizado e como acompanhar e publicar conteúdos sobre a Bolsa de Valores em agregador de notícias. 

O que é o circuit breaker?

Trata-se de um sistema desenvolvido e aplicado pela Bolsa de Valores com o objetivo de interromper o pregão toda vez que eventos externos causarem oscilações abruptas ou muito atípicas dentro do mercado de ações. 

Quando há alterações bruscas, o mecanismo é acionado visando frear e reequilibrar as movimentações de compra e venda dos investidores, poupando (um pouco) o mercado de sofrer com volatilidades. 

O circuit breaker costuma acontecer por um período muito curto de tempo, e logo depois os negócios são retomados. 

O circuit breaker ao longo da história

Em 1997, foi a primeira vez que o circuit breaker entrou em ação no Brasil, em decorrência da crise financeira na Ásia. Depois disso, houve outras paralisações: durante a crise na Rússia em 1998, na adoção do câmbio livre no Brasil em 1999 e no 11 de setembro em 2001. 

Como o circuit breaker pode influenciar na Bolsa de Valores

No dia 9 de março de 2020, as bolsas de todo o mundo amanheceram em contínuo declínio devido ao desentendimento entre Arábia Saudita e Rússia pelos preços do petróleo. O embate fez com que o valor do barril tivesse 20% de queda. 

O Ibovespa (índice que mede o desempenho da Bolsa de Valores no Brasil) caiu mais de 10% em apenas meia hora de pregão. Mediante tal desempenho, o circuit breaker precisou ser colocado em prática. 

É possível pensar no circuit breaker como uma forma de conter o pânico por meio do ato de “quebrar o circuito” (tradução livre). Graças a esse recurso, a bolsa pode parar o pregão, caso as quedas sejam muito pronunciadas. 

O circuit breaker na Bolsa de Valores brasileira funciona da seguinte forma:

  • Quando o Índice Bovespa atinge 10% de queda (em relação ao dia anterior), os lançamentos são congelados por 30 minutos;
  • Após 30 minutos, quando o pregão é reaberto, observa-se se a oscilação negativa chega até 15%. Se chegar, o congelamento é prolongado por mais meia hora;
  • Quando volta a funcionar, se a queda chegar aos 20%, ocorre a total suspensão dos negócios por tempo a ser determinado pela Bolsa. Nesse caso, a decisão será comunicada a todo o mercado. Independentemente do que for decidido, as negociações acontecerão na última meia hora de pregão. 

Agregador de notícias veicula principais informações sobre a Bolsa de Valores

O Universo de Negócios é um agregador de notícias que ajuda a divulgar materiais elaborados para atrair interessados ao seu negócio. Por meio da plataforma online, fica muito fácil veicular releases e outros meios para se comunicar com o seu público-alvo de forma prática e com muita credibilidade. 

Entre em contato com o time de profissionais do Universo de Negócios e envie seu release para análise e publicação. A equipe do Universo de Negócios é altamente capacitada e realiza todo o processo de forma ágil, possibilitando o disparo de notícias em um curto período, sem prejuízo na qualidade do conteúdo. 

Navegue pelo site para conhecer mais sobre o agregador de notícias.

Avatar

Encontre publicações de diversos segmentos e nichos só aqui no portal Universo de Negócios!

Deixe uma resposta