A sugestão de pauta é um processo importante do fazer jornalístico e, sem ela, é possível que redatores e jornalistas sintam-se perdidos na hora de compor um texto, produzindo um conteúdo pobre ou desconexo.
Mais do que apenas ajudar o trabalho desses profissionais, o processo de sugerir uma pauta também tem o objetivo de ajudá-los a perceber se determinado conteúdo é, ou não, relevante.
Ainda que seja um processo essencial, ele pode gerar diversas dúvidas, mesmo nos profissionais mais experientes, afinal, o mercado está sempre se reinventando.
Para ajudar durante uma sugestão de pauta, preparamos algumas dicas sobre o assunto. Entenda melhor quais são elas ao longo do artigo.
Uma sugestão de pauta é um dos mais poderosos artifícios de comunicação entre empresas e jornalistas. Uma boa pauta é capaz de melhorar a percepção da marca junto ao público, enquanto oferece conteúdo de qualidade e, consequentemente, atrair mais clientes.
Essa é uma técnica que deve ser empregada em conjunto com outros esforços de marketing, a fim de criar uma mensagem empresarial mais coesa.
É importante notar que jornalistas recebem, todos os dias, dezenas de pautas. Por isso, ter uma pauta sugerida que se destaque perante as outras opções é essencial para que ela seja escolhida.
É muito importante que uma pauta sugerida tenha ideias completas e criativas, com fontes de citação sólidas e, sobretudo, verídicas. Claro, idealizar uma pauta completa como essa dá muito mais trabalho, mas, certamente, compensa.
Qualquer um pode escrever uma pauta, mas poucos podem propor uma pauta realmente eficiente. Se a sua empresa tem enviado sugestões de pauta, mas sem aparente sucesso, existem algumas medidas que podem ser tomadas para melhorar a qualidade do documento.
A primeira delas leva em consideração a natureza da pauta. Para muitos empresários e gestores, é fácil perder a noção de como o conteúdo da sua empresa se relaciona com a sociedade, mas isso é essencial para a produção de uma boa pauta.
Durante a elaboração da sua pauta, não foque apenas nos produtos que você pode oferecer, mas como eles se relacionam com os serviços da sua empresa e também com tendências mais abrangentes.
Uma boa pauta também precisa levar em consideração o público geral e a relevância do assunto para a sociedade. Além disso, é importante que pautas tenham conteúdos com caráter de novidade, sobre eventos que ainda acontecerão, por exemplo.
Apesar de servirem a um mesmo propósito, pautas podem ser elaboradas em diversos formatos diferentes. Entenda melhor alguns deles abaixo:
As pautas de evento servem para divulgar reuniões e eventos no geral que ainda estão por vir. É importante, é claro, relacionar a realização desse evento com um assunto atual e relevante, contextualizando-o.
Envie-a com antecedência, mas também mande um convite no formato de lembrete assim que a data marcada se aproximar, a fim de recordar ao jornalista que o evento se aproxima.
Essas são as chamadas pautas frias. Seu conteúdo não é exatamente relacionado com algum acontecimento recente, mas elas precisam trazer um novo olhar sobre algum assunto. De preferência, um que se relacione com o cliente da empresa e amplie o seu entendimento sobre o tópico.
A sua empresa, é claro, não existe no vácuo. Ao seu redor estão acontecendo milhares de coisas, todos os dias, e muitas delas podem ser relevantes para o seu cliente.
Cabe à empresa manter-se sempre informada a fim de captar essas tendências e traçar estratégias para relacioná-las com o seu público, o que melhora a qualidade do conteúdo produzido.
Sugerir uma pauta é um processo simples, mas requer uma visão mais abrangente do mercado para que o tópico abordado seja mais completo. O Universo de Negócios sabe disso e, por esse motivo, oferece todas as mais importantes notícias sobre diferentes mercados em um só lugar.
Se a sua empresa precisa publicar um release, envie-nos a sua sugestão de pauta. Nossa equipe terá prazer em ajudar o seu empreendimento a conseguir a visibilidade e a relevância de que ele precisa por meio da divulgação de conteúdos de valor.
Entre em contato na seção “Fale Conosco” do nosso site.
Encontre publicações de diversos segmentos e nichos só aqui no portal Universo de Negócios!
O Universo de Negócios traz notícias sobre os principais segmentos do mercado, auxiliando você na publicação de releases nos principais meios de comunicação do país!
Entre em contato e publique seu release hoje como Universo de Negócios