Dia de São Patrício também será comemorado no Brasil

Um dos feriados mais celebrados pelos irlandeses ao redor do mundo chega ao Brasil mais cedo em 2018, com gosto de grande festa e tendo como palco o Teatro Gazeta em São Paulo, com a segunda edição do E-Dublin XP.

O dia de São Patrício (St. Patrick’s Day), tradicionalmente, comemorado no dia 17 de março, é uma data típica do folclore irlandês, que há muito tempo também é celebrado por outros povos de língua inglesa, como os australianos e canadenses, mas que nos últimos anos tem sido festejado em muitos outros países.

Aqui em São Paulo, haverá uma celebração antecipada, dia 10 de março próximo, promovida pelo portal E-Dublin, a E-Dublin XP, que acontecerá no Teatro Gazeta, das 9h às 18h. Esta será a segunda edição de um evento que reúne expressões culturais, música, e gastronomia típicas da Irlanda, e a ocasião para divulgar as oportunidades para quem deseja estudar e trabalhar em Dublin.

Outras cidades brasileiras também festejarão o feriado irlandês, como em Porto Alegre, que promove uma espécie de micareta na Rua Padre Chagas, tradicional point noturno no bairro Moinho de Ventos, e em Belo Horizonte, onde a festa, celebrada no Mineirão, já ostenta status de tradição mineira.

O St. Patrick’s Day

O dia de São Patrício é um dos feridos mais importantes do calendário e da cultura popular irlandesa. Sua comemoração é celebrada em todo o país com muita alegria, festivais de danças, músicas, pratos típicos e muita cerveja, além de tantas outras manifestações culturais que, de variadas formas, procuram manter vivas a história e as tradições nacionais irlandesas e da cultura celta.

A tradição histórica ensina que St. Patrick (São Patrício, em português) foi um jovem fidalgo bretão que, no século IV, enveredou-se para as terras irlandesas com o propósito de anunciar a fé cristã aos povos celtas. Durante mais de 30 anos de vida ministerial, ele era muito conhecido pelas aldeias e cidades do país. Até que foi vitimado por um ataque de saqueadores saxões, juntamente com alguns irlandeses convertidos ao Cristianismo. Inicialmente, foi feito escravo e depois morto de forma cruel, em 17 de março de 461 d. C. Acredita-se que sua morte motivou a uma pregação mais efusiva da fé cristã entre os irlandeses.

A Irlanda é uma terra antiga que possui uma cultura muito rica e expressiva. Fazem parte de seu folclore, figuras conhecidas como o “pote de ouro do outro lado do arco-íris”, o “trevo de quatro folhas” que dá sorte a quem o encontrar, o “Leprechaun” – homenzinho ruivo vestido de verde e cartola alta –, além de duendes e fadas. Naturalmente, estas figuras foram mescladas às celebrações do St. Patrick’s Day, formando um grande sincretismo cultural que caracteriza o enlevo nacional resultante das festas populares espalhadas pelo país e, hoje, pelo mundo todo.

Para saber mais sobre a Irlanda, seu povo, sua cultura e sobre as celebrações do St. Patrick’s Day, além de informações sobre intercâmbio em Dublin, visite o site do E-Dublin.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *