Dados apontam que número de acidentes fatais entre motociclistas cresceu 37,9% em maio na cidade de SP

Mesmo com a quarentena sendo recomendada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para que o combate ao coronavírus tenha mais eficácia, os acidentes fatais com motociclistas na cidade de São Paulo tiveram um grande aumento durante o período. No último mês de maio, o aumento foi de cerca de 7,2% em relação ao mesmo período em 2019, sendo registrados por volta de 179 acidentes segundo o Infosiga-SP. Em toda a cidade de São Paulo, o aumento foi de cerca de 39,9% também em relação ao período correspondente de 2019.

Dentre os acidentes que ocorreram no mês de maio, os acidentes fatais são a maioria, sendo liderados por jovens com idades entre 18 e 24 anos que estão trabalhando durante o período de isolamento. Eles somam 34% do total de acidentes em todo estado de São Paulo; na região metropolitana, o índice de pessoas acidentadas com essa idade é de cerca de 32,5%.

Segundo a CEO da Younder, Cláudia de Moraes, que também é especialista em tecnologia para educação digital, a falta de experiência dos motociclistas mais jovens contribui para os índices altos de acidentes fatais no estado. “Muitas dessas pessoas vão para as ruas sem preparo. O ideal seria ensinar os motociclistas a desenvolver as habilidades necessárias para trafegar de forma segura nas ruas”, explica a Cláudia de Moraes.

O aumento do uso de aplicativos de entrega é um dos fatores que agravaram os acidentes no período

Outro fator que podemos associar ao aumento de acidentes fatais no estado diz respeito ao uso de aplicativos de entrega. Durante o período de isolamento, somente na capital paulista, houve um aumento considerável do número de pedidos feitos por aplicativos de entrega: aproximadamente 700%. A CEO da Younder aponta que o aumento do uso de aplicativos pode trazer novos desafios, tanto para os motociclistas quanto para as empresas.

“Muitas pessoas perderam os seus empregos devido à pandemia e se tornaram iniciantes nas modalidades de entrega. Pilotar profissionalmente é muito diferente de pegar a motocicleta aos fins de semana”, afirma Cláudia de Moraes. Um caminho para a redução do número de acidentes fatais no estado é a realização de um treinamento especializado com foco em conscientização, capacitação e desenvolvimento de habilidades para motociclistas.

Prefeitura afirma que está executando o plano de segurança viária 2019-2028

A prefeitura está ciente do aumento dos acidentes fatais no estado e afirma que está executando o plano de segurança viária 2019-2028 Vida Segura. Transformar a capital de São Paulo em uma das cidades com o tráfego mais seguro do mundo é um dos objetivos de tal plano de intervenção.

De acordo com a administração municipal, diversas ações estão sendo executadas para que seja menor o número de acidentes fatais. Entre elas, destacam-se o aumento do rigor da fiscalização com o radar pistola e o restringimento do tráfego de motocicletas na via expressa da Marginal Pinheiros. 

De acordo com a gestão, foi assinado no ano de 2019 um termo de cooperação entre as empresas de aplicativos e a prefeitura. A função desse acordo é garantir que os entregadores de aplicativos tenham mais medidas de seguranças quando estão em horário de trabalho.

O novo coronavírus e sua situação atual no Brasil

Após mais de 100 dias de isolamento, o comércio, em grande parte do País, volta a funcionar. As medidas de prevenção continuam ainda mais rigorosas quanto ao uso de máscara e aglomerações dentro dos estabelecimentos.

Mesmo com o número de casos ainda sendo um dos maiores em todo o mundo, alguns estabelecimentos estão seguindo as ordens estipuladas por seus governantes e voltaram a abrir nos últimos dias. Nas ruas, o uso de máscara também se torna obrigatório em diversas regiões do País para evitar a proliferação do vírus tendo em vista que os estabelecimentos e empresas estão voltando às atividades normais.

 

O Universo de Negócios é uma plataforma responsável por divulgar materiais relevantes sobre as mais diversas áreas do comércio, indústria, trânsito e negócios no geral.

Navegue pelo site para ter mais informações de como publicar releases.

Avatar

Encontre publicações de diversos segmentos e nichos só aqui no portal Universo de Negócios!