Conheça a história do WhatsApp

Contando com mais de 1,5 bilhão de usuários mensais ao redor do globo, nós temos certeza de que não precisamos apresentar o WhatsApp para você, não é mesmo? O aplicativo de mensagens gratuitas é extremamente popular e revolucionou o mercado da comunicação instantânea.

O WhatsApp é um dos aplicativos mais baixados por usuários de smartphones Android e iOS, principalmente no Brasil, na Índia e em países da Europa. Apesar de sua extrema popularidade, poucos conhecem a história da plataforma. A seguir, entenda como o WhatsApp surgiu e quais são suas principais funcionalidades! 

Como o WhatsApp surgiu?

O nome do aplicativo vem de um inteligente trocadilho com a expressão inglesa What’s up?, que pode ser traduzida como o cumprimento informal “E aí?” ou “Como vai?”. 

O app foi criado no ano de 2009 por dois ex-funcionários do Yahoo: Brian Acton e Jan Koum. A ideia inicial era elaborar uma plataforma capaz de identificar se uma pessoa estava disponível ou não para receber uma ligação, compartilhando um status com a informação. 

Após seu lançamento, os criadores continuaram trabalhando no processo de tornar o aplicativo também um mensageiro. Em sua primeira versão, bastante diferente da que usamos hoje, o WhatsApp era capaz de apenas enviar mensagens de texto. Aos poucos, recursos como áudios e compartilhamento de fotos também foram adicionados. 

Em seus primeiros anos de existência, a plataforma estava disponível somente para usuários de iPhone. Desde 2010, no entanto, o WhatsApp é gratuitamente disponibilizado em todas as plataformas. 

Em fevereiro de 2014, o aplicativo foi comprado pelo Facebook por cerca de US$ 19 bilhões. Na ocasião, o WhatsApp contava com mais de 400 milhões de usuários ativos por mês. Atualmente, a plataforma já atingiu 1,5 bilhão de usuários mensais e os números aumentam a cada ano. 

Características do app 

O WhatsApp é uma aplicativo dinâmico que passa por atualizações constantes, de forma a fidelizar usuários antigos e fazer com que novas pessoas passem a usar a ferramenta. 

Em seu lançamento, ele funcionava como um mensageiro apenas para contatos que se encontravam na lista do dispositivo móvel. Agora, os usuários também podem conversar com pessoas que não estão em sua agenda, além de participar de grupos e fazer chamadas de vídeo com até oito pessoas. 

As figurinhas, uma adição divertida à usabilidade do aplicativo, também são um sucesso, assim como o envio da localização em tempo real e a aplicação de criptografia, recurso para proteger a privacidade dos usuários. 

Como usar o aplicativo? 

Para começar a utilizar o WhatsApp, tudo o que você precisa é de um celular, um chip telefônico e uma conexão com a Internet. Então, basta visitar a loja de aplicativos do seu dispositivo móvel, seja a Google Play Store ou a Apple Store, e procurar por WhatsApp na busca. Dessa forma, verifique na sua lista de contatos quem já tem uma conta no aplicativo e inicie uma conversa.

Como funciona o Whatsapp para Empresas?

O WhatsApp para Empresas – ou WhatsApp Business é uma versão pensada para que as empresas entrem em contato com seus clientes por meio da plataforma. Ele é bastante parecido com o WhatsApp convencional, mas, no lugar do gancho de telefone, existe um B no ícone principal. 

Essa, obviamente, não é a única diferença entre as duas plataformas. Para baixar o aplicativo, os empresários precisam preencher um formulário de solicitação e aguardar até que o pedido passe por análise. 

O WhatsApp Business permite o cadastro de números fixos e funciona como um perfil separado do pessoal. Empresas que usam o aplicativo têm acesso a informações diferenciadas, como o número de mensagens enviadas, lidas e recebidas. Além disso, elas podem fazer um perfil com informações mais específicas, como a localização de lojas, endereços de e-mail e websites. 

Também é possível ter a configuração de mensagens automáticas e a determinação do horário de funcionamento. As mensagens podem conter quaisquer informações que forem necessárias e podem ser personalizadas com emojis

Comunicação é a chave para qualquer empresa

Ainda que o WhatsApp seja uma maneira eficiente de se entrar em contato com os seus clientes, ela não é a única. A publicação de releases em veículos de mídia confiáveis é uma estratégia muito utilizada por todas as maiores empresas do Brasil e do mundo. 

Apesar de importante, o processo de publicar release deve seguir algumas recomendações e diretrizes que podem desencorajar mesmo as empresas mais interessadas. Se esse é o seu caso, pode contar com a experiência do Universo de Negócios – um portal agregador de notícias – para que a publicação do release da sua empresa seja um processo descomplicado, de qualidade e rápido!

Avatar

Encontre publicações de diversos segmentos e nichos só aqui no portal Universo de Negócios!