Conheça a história do Twitter

O Twitter se mantém como uma das redes sociais mais populares do mundo já há muitos anos, provando que pode agradar diferentes públicos sob constante metamorfose. 

Atualmente, o serviço está disponível em 35 idiomas diferentes, contando com 316 milhões de usuários todos os meses. 

Muitos utilizam a plataforma, mas poucos realmente sabem a história por trás da rede que tem como logo o passarinho azul conhecido mundialmente. A seguir, você poderá saber mais sobre a trajetória do Twitter e entender melhor como a rede manteve sua popularidade e relevância ao longo dos anos. 

Como surgiu o Twitter

O aplicativo surgiu da ideia de Jack Dorsey, Evan Williams e Biz Stone de promover uma plataforma para que usuários trocassem de status por meio do serviço de SMS. O intuito era fornecer um meio dinâmico, rápido e divertido de comunicar aos seus amigos o que você estava fazendo naquele momento. 

A primeira versão desse aplicativo se chamava Status e foi lançada em 2006. 

Sendo usado internamente dentro da Odeo, empresa de podcasting fundada por Stone e Williams, o nome não agradou tanto quanto os criadores esperavam. Em uma pesquisa no dicionário, o termo “twitter” foi encontrado, designando um tipo de mensagem curta e alegre. Com um nome mais sonoro e divertido, o sucesso da rede social foi fortalecido. 

Quais são as características do Twitter

A rede ficou conhecida, principalmente, pela sua característica dinâmica, que priorizava o uso de mensagens tão curtas quanto possível. O famoso limite de 140 caracteres foi delimitado levando-se em consideração que plataformas de SMS também tinham a mesma limitação de letras em uma mensagem. 

Essa característica se tornou um dos principais diferenciais da marca, contribuindo para seu crescimento em popularidade. Essa limitação, no entanto, foi atualizada em 2017, quando o número máximo de caracteres foi duplicado, permitindo que usuários escrevessem mensagens de até 280 caracteres. Boa parte dessa atualização deve-se à popularização dos smartphones, nos quais é possível escrever de forma mais fluida.

De acordo com a empresa, o intuito dessa mudança foi fazer com que usuários da rede passassem menos tempo tentando condensar suas ideias e mais tempo, de fato, escrevendo.

Funcionalidades como as hashtags, os retweets e os nomes com “@” partiram do comportamento orgânico dos usuários, somente depois foram incorporadas de forma nativa à rede. 

Como usar a rede social? 

As razões pelas quais as pessoas utilizam o Twitter variam imensamente de acordo com o usuário. Muitos usam a rede para se manter em contato com amigos, outros, para acompanhar notícias em tempo real, além de seguir de perto a rotina de suas celebridades favoritas. 

Para participar da rede, é um processo muito simples. A plataforma está disponível por meio do seu site, assim como pelo seu aplicativo, que pode ser baixado gratuitamente em aparelhos Android e iOS. 

Quantas pessoas usam, atualmente? 

De acordo com relatório divulgado pela própria empresa no início de 2020, o número de usuários da rede chega a 186 milhões de usuários, o que representa um aumento de 34% em relação ao mesmo período do ano passado. 

Os brasileiros, ao que tudo indica, amam o Twitter, representando a segunda maior nação em usuários ativos na plataforma. O Brasil perde apenas para os Estados Unidos. O japonês, no entanto, é o segundo idioma mais utilizado na plataforma, atrás apenas do inglês, que representa 25,8% de todas as mensagens publicadas na rede. 

Twitter para empresas

Com tamanha legião de fãs e usuários, não é surpresa que a rede social tenha virado uma importante plataforma para empresas comunicarem-se com seus clientes. O Twitter para Empresas, portanto, é um esforço por parte da companhia para promover um ambiente ainda mais propício à veiculação de anúncios. 

Na plataforma, anunciantes têm acesso a recursos de segmentação de públicos, assim como dados relevantes para traçar estratégias de comunicação mais efetivas. Empreendedores e gestores que querem se comunicar diretamente com os clientes de suas empresas precisam considerar o Twitter como uma forma eficiente de fazê-lo. 

Se você quer que a sua empresa tenha sucesso, a comunicação é um fator importante

Redes sociais são meios muito convenientes de manter contato com seus clientes, mas elas estão longe de ser a única opção disponível para que empresas tenham um plano de comunicação efetivo.

A publicação de releases também é uma parte importante de qualquer estratégia, sendo bastante utilizada por empresas a fim de construir uma marca forte, que realmente seja entendida como referência na área. 

Se a sua empresa deseja publicar release, conte com a expertise do Universo de Negócios, um dos principais portais agregadores de notícias do Brasil. Nossa equipe está preparada para lidar com todos os detalhes e fazer com que a publicação do seu release seja rápida e eficiente.

Avatar

Encontre publicações de diversos segmentos e nichos só aqui no portal Universo de Negócios!